Novo tremor de terra é registrado no Sertão da Paraíba
Evento foi ouvido e sentido por volta das 8h
O Sertão da Paraíba registrou um novo tremor de terra nesta segunda-feira (29). Pela segunda vez em menos de uma semana, moradores da cidade de Belém do Brejo do Cruz voltaram a afirmar que sentiram e ouviram o fenômeno por volta das 8h.
De acordo com informações das estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o tremor de terra registrado foi de magnitude preliminar calculada em 1.8 mR.
O último evento registrado pelo LabSis no município paraibano ocorreu na última quarta (24) com magnitude preliminar de 2.2 mR. De maneira geral, a intensidade do tremor sentido pode ser semelhante ao impacto da passagem de um veículo grande pela rua.
Ao Portal T5, o doutor em Geografia Éricson da Nóbrega disse que os tremores sentidos no sertão paraibano não são perigosos. Isso porque "para ser considerado perigoso, a ponto de danificar estruturas, os tremores precisam ter mais de 4.5 graus de magnitude na escala Richter", o que é mais que o dobro da magnitude registrada em Belém do Brejo do Cruz.
Ainda segundo ele, os tremores registrados na Paraíba podem ter sido favorecidos pelo "acúmulo e a eventual liberação de energia em zonas de falhas geológicas"
Leia também: