Novo meme do TikTok normaliza masculinidade tóxica, diz escritor
Vinícius Campos é ator, jornalista e escritor especializado em literatura infantil
Uma brincadeira que tem o objetivo inicial de trollar o irmão mais novo e, ao mesmo tempo, testar sua lealdade, pode ser uma ação danosa na construção da personalidade normalizando a masculinidade tóxica. É o que disse em suas redes sociais o ator, jornalista e escritor Vinicius Campos.
A brincadeira funciona da seguinte forma: o usuário, que está filmando, diz que alguém o chamou para uma briga e, aumentando a confusão, ele disse que o ameaçador irá levar o irmão mais novo. Sendo assim, os irmãos precisarão lutar juntos. As reações dos caçulas têm causado risadas.
Apesar dessas risadas e da viralização pelo humor, o escritor fez um alerta acerca do que pode estar nas entrelinhas. O processo de normalização da espera por um comportamento rude por parte de meninos.
"Mais uma vez colocando os meninos numa situação de combate, onde eles têm que brigar com alguém que eles não conhecem. Onde eles têm que exercer a violência e se eles não fazem, são ridicularizados, chamados de covarde e expostos nas redes sociais. Parece brincadeira, parece inofensivo, mas de novo a gente fala que o lugar dos garotos é na porrada, é no combate, é na pedrada", disse o escritor na publicação.
morrendo com esse vídeo pic.twitter.com/cceOtc06Gz
— Diário de umA travesti ????️⚧️ (@alinadurso) July 13, 2022