Neymar começa a ser julgado por fraude fiscal na Espanha
Julgamento acontece a pouco mais de um mês para a Copa do Mundo
A pouco mais de um mês do início da Copa do Mundo, Neymar começa a ser julgado na Espanha, nesta segunda-feira (17), por suas supostas irregularidades nos moldes de sua contratação para o Barcelona, da Espanha, que ocorreu em 2013.
Atualmente no Paris Saint-German, o jogador chegou ao tribunal ao lado de seus pais, que também estão respondendo processo neste caso.
Neymar é acusado de corrupção empresarial pelo Ministério Público, que pede dois anos de prisão e também o pagamento de multa de 10 milhões de euros (cerca de R$ 51 milhões). Junto ao atleta, seus pais, os ex-presidentes do FC Barcelona, Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu, assim como o ex-presidente do Santos, Odílio Rodrigues Filho, também devem dar suas versões acerca dessas suspostas irregularidades.
À época, o Barcelona anunciou, em um primeiro momento, que a contratação de Neymar custou 57,1 milhões de euros (40 milhões para a família e 17,1 para o Santos). No entanto, a justiça espanhola calculou que a operação custou ao menos 83 milhões de euros.
Todos os envolvidos foram convocados para a primeira das sete audiências do julgamento, que deve prosseguir até 31 de outubro.
Conforme o cronograma judicial, o jogador deve depor nesta sexta-feira (21) ou na sexta-feira da próxima semana (28). No entanto, o documento não indica se seu depoimento será de modo presencial ou não.
Veja mais: