TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Mudanças do Novo Ensino Médio: Colégios passaram a oferecer ‘Projeto de Vida’

Por Andrezza Castro Publicado em
Pio X

Em seu segundo ano de vigência, o Novo Ensino Médio traz mudanças na grade curricular com oferta de disciplinas optativas em todas as escolas do país. Tanto os alunos quanto as escolas estão em um período de adaptação. Para o diretor geral do Colégio Marista Pio X, Aloirmar José, a reforma do ensino médio tem dois eixos: “ O aumento do tempo escolar e a ideia de flexibilização curricular. Ou seja, o estudante passará mais tempo na escola. Não em termo de ano, mas em termo de carga horária e ao mesmo tempo uma parte do currículo seria escolhido pelos jovens”, explica o diretor.   

           A flexibilização aumentou a carga horária de 800 horas por ano para 1.000. Tem mais aulas de matérias específicas e práticas e menos de formação básica, que inclui língua portuguesa e matemática.  Felipe Gusmão é professor do ensino médio, ele conta que as experiências dentro da sala de aula são essenciais para a adaptação desses estudantes. “Hoje os jovens ficam mais angustiados em compreender como esse processo de aprendizagem está sendo montado. E cabe a nós, professores, esclarecermos as dúvidas que eles vão ter”. 

           Com a implementação obrigatória do Novo Ensino Médio, os colégios passaram a oferecer o ‘Projeto de Vida’, uma oportunidade para os estudantes, assim como a Giullianna Leite, de debaterem em sala de aula carreira e futuro profissional.  Para ela, o novo currículo escolar pode ajudar a vencer os desafios. “O principal desafio é se adaptar ao cenário que aparecem no caminho, ao estilo que vamos adotar no futuro, as incertezas que ocorrem durante essa caminhada”, comenta.


Relacionadas