TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
em Campina

Morre, aos 92 anos, ex-senador Ivandro Cunha lima

A causa da morte não foi informada.

Por Gracielle Araujo Publicado em
O ex-senador morreu em Campina Grande.
O ex-senador morreu em Campina Grande. (Foto: Reprodução / Câmara)

Morreu, na manhã deste sábado (28), o ex-senador e ex-deputado federal da Paraíba, Ivandro Cunha Lima. A causa da morte não foi divulgada pela família. Os locais do velório e sepultamento do ex-senador ainda não foram informados. 

Ivandro Cunha Lima tinha 92 anos e havia feito aniversário na última quinta-feira (26). Ele morreu na residência onde morava em Campina Grande, no Agreste paraibano. Um dos filhos do ex-senador, Ivandro Cunha Lima Filho morreu em abril deste ano por conta de sequelas da Covid-19.

O ex-senador, Ivandro Moura Cunha Lima, nasceu em Guarabira, no Brejo paraibano. Ele era irmão do ex-governador Ronaldo Cunha Lima e tio do também ex-governador Cássio Cunha Lima, além de avô do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima.

Trajetória

Formou-se em Direito na pela Faculdade de Direito do Recife em 1955. Atuou como advogado, tabelião e agropecuarista.

Ivandro começou na política ainda no movimento estudantil. Foi presidente do Centro Estudantil Campinense e em 1974 foi eleito suplente de senador. Assumiu a vaga três anos depois, após a morte do então senador Rui Carneiro, ficando no cargo até 1983.

Foi ainda eleito deputado federal por duas legislaturas (1991-1995) e (1995-1999). Também ocupou os cargos de presidente da CELB, em Campina Grande (1983-1985), coordenador de Planejamento da Prefeitura Municipal de Campina Grande (1984-1985) e Diretor do BNDES (1985-1988).

Ivandro também ocupou o cargo de secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado entre 1991-1992 e de 2002 à 2005. Foi ainda eleito em 2010 2º suplente de senador na candidatura de Cássio Cunha Lima.

Políticos lamentam morte 

O governador da Paraíba, João Azevêdo, lamentou a morte e decretou luto oficial de três dias no estado.

A senadora Daniella Ribeiro (PSD) emitiu nota em solidariedade aos familiares e amigos.

No Instagram, o neto de Ivandro, Bruno Cunha Lima escreveu: "Meu avô. Meu pai. Meu amigo. Meu professor. Meu mentor. Meu guia. Meu exemplo".

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, também lamentou a morte do ex-senador. "Homem de coração generoso e bondoso, Ivandro deixa um legado de respeito e integridade por onde passou. Tive a felicidade de conviver com ele por muitos anos, sempre ouvindo seus ensinamentos e vendo suas práticas", escreveu em uma rede social.

 

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) divulgou uma nota de pesar. Veja a nota na íntegra: 

"O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, em nome de todos os parlamentares e servidores da Casa de Epitácio Pessoa, vem a público lamentar o falecimento do ex-senador Ivandro Cunha Lima.

Ivandro tinha 92 anos e faleceu em casa, na companhia de sua família. “A Paraíba perdeu um grande político, que sempre lutou por uma Paraíba melhor. Fica aqui o meu voto de pesar a toda a família do ex-senador e que Deus possa confortar o coração de todos”, frisou o presidente Adriano Galdino.

Ainda não há informações sobre o velório e enterro de Ivandro Cunha Lima".

Leia também:



Relacionadas