"Momento histórico", diz advogado paraibano autor da ação que condenou Bolsonaro
“É um momento histórico porque o princípio legal, o princípio da constituição e da igualdade foram ratificados”, disse Walber Agra
O advogado paraibano Walber Agra, autor da ação movida pelo PDT que resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro por inelegibilidade por oito anos, considerou essa decisão como um "momento histórico". Agra destacou a importância de aplicar a lei não apenas a prefeitos do interior, mas também a outras autoridades.
"Todo mundo deveria estar muito satisfeito, porque a lei chegou não só aos prefeitos do interior, que várias vezes são julgados aqui. Chegou também para outras autoridades", afirmou o advogado à imprensa.
A condenação de Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação foi proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira, dia 30 de junho. Como resultado, o TSE declarou Bolsonaro inelegível por oito anos, até o ano de 2030. Vale ressaltar que a defesa do ex-presidente ainda pode recorrer da decisão.
Walber Agra enfatizou que esse é um momento histórico, pois os princípios legais, constitucionais e de igualdade foram ratificados pela condenação. Essa sentença representa um marco no sistema eleitoral brasileiro, demonstrando que todas as autoridades devem agir dentro dos limites legais e éticos, garantindo um processo eleitoral justo e equilibrado.
A decisão do TSE reverbera no cenário político nacional, uma vez que Jair Bolsonaro é uma figura de grande influência e polarização no país. O desfecho desse caso terá impactos significativos no futuro político do ex-presidente e na dinâmica das próximas eleições.