TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Nesta terça (15)

Michelle Bolsonaro participa de inauguração do Centro de Doenças Raras em JP

A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (15) no bairro Bancários

Por Juliana Alves Publicado em
Cícero Lucena, Marcelo Queiroga e Michelle Bolsonaro
Cícero Lucena, Marcelo Queiroga e Michelle Bolsonaro (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A primeira-dama Michelle Bolsonaro esteve em João Pessoa, nesta terça-feira (15), para a inauguração de mais uma etapa do Centro de Referência Multiprofissional em Doenças Raras, localizado no bairro Bancários. A cerimônia contou com a presença do prefeito Cícero Lucena.

O evento desta terça (15) também foi oportunidade para assinatura de um decreto que transforma a Escola Olívio Ribeiro Campos em uma unidade bilíngue, tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a segunda oficial.

Sem dúvida é um momento especial. Há pouco mais de 180 dias assumimos o compromisso de entregar este Centro e fazemos isso hoje para garantir o acolhimento e tratamento deste público", afirmou Cícero.

“O tema dos Raros é muito importante na minha vida e me comprometi a, se tivesse a oportunidade, lutar por estas pessoas. Estamos trabalhando para a melhoria da qualidade de vida destes pacientes para que tenham diagnóstico precoce, tratamento de qualidade, apoio às famílias e que não sofram com preconceito. O Centro Multiprofissional é essencial neste sentido e agora teremos a escola bilíngue, que é fundamental na inclusão e na derrubada das barreiras que existem para a comunidade surda”, afirmou Michelle Bolsonaro.

Centro de Referência

O complexo Multiprofissional contou com investimento de R$ 863 mil. A unidade possui seis consultórios médicos, sala de curativo, sala de triagem, sala de serviço social, sala de infusão para portadores de Mucopolisacaridose (MPS), consultório de enfermagem, sala de curativos de alta complexidade, salas de coleta de exames laboratoriais, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e aspador, além de brinquedoteca, refeitório, auditório, banheiros comuns e adaptados para PNE.

No serviço serão atendidos todos os pacientes com doenças raras e/ou que ainda estão em processo de fechamento de diagnóstico. Por ser um serviço de referência e um dos poucos do país, atenderá, além dos pacientes residentes em João Pessoa, usuários regulados de todo o estado. Para ser atendido, o usuário deverá ser encaminhado, via regulação, pelas Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Hospital Universitário Lauro Wanderley ou outros hospitais.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que também esteve na cerimônia, destacou: “Temos muitos brasileiros acometidos e merecem toda a nossa atenção. Estas doenças possuem uma complexidade no tratamento, mas precisamos nos empenhar e trabalhar para garantir o melhor acesso das pessoas com deficiência e assim uma vida melhor para todos”.

Leia também:



Relacionadas