Maternidades e hospitais da PB devem treinar pais para desengasgo de bebês
Curso sobre Manobra de Heimlich deve ser ofertado pelas unidades de saúde durante o pré-natal
Pais e mães de bebês devem receber um treinamento para desengasgo de bebês em maternidades e hospitais da Paraíba. A determinação está prevista em lei, publicada na edição desta terça-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE). O curso sobre a Manobra de Heimlich deve ser ofertado pelas unidades de saúde durante o pré-natal.
De acordo com o texto, a nova regra vale para estabelecimentos públicos e privados da Paraíba. Ainda segundo a lei, o treinamento deve ser realizado antes da alta médica do estabelecimento de saúde em que a gestante der à luz. A lei já entrou em vigor nesta terça (17).
Saiba como agir em casos de engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
Ligue ou peça para alguém ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros, telefone 193 ou Samu, telefone 192.