Manifestantes protestam contra cortes de verbas na educação, em JP
Movimento chegou a interditar a principal avenida do bairro Bancários
Um grupo de manifestantes de João Pessoa protestou, na tarde desta terça-feira (18), contra os cortes do governo federal na educação. O movimento, que iniciou na Praça da Paz e terminou na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bloqueou a avenida principal do bairro Bancários, sentido Centro.
A manifestação teve a participação de trabalhadores e estudantes da instituição. Euridice Almeida, do sindicato dos servidores técnicos, disse que a movimentação foi “em prol da saúde e educação. Contra o corte de verbas e em favor da democracia”.
Por cerca de uma hora, o ato bloqueou totalmente a avenida Bancário Sérgio Guerra, principal acesso do bairro. De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), a via foi liberada por volta das 16h40.
Na manifestação, estiveram pessoas vestidas com camisas vermelhas e carregando bandeiras sindicais, também em alusão à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência.
Cortes do governo
No início de outubro, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) denunciou um bloqueio de mais de R$ 320 milhões nas verbas destinadas às universidades. Conforme a organização, o bloqueio colocava em risco todo o sistema das universidades.
Após a denúncia, que gerou protestos e manifestações, o governo recuou do bloqueio.
Leia também: