TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
neste domingo (8)

Manifestantes bolsonaristas invadem Congresso Nacional

Após invasão, Governador do DF exonera Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.

Por Gracielle Araujo Publicado em
Bolsonaristas utilizando pedaços de madeiras invadiram o Congresso.
Bolsonaristas utilizando pedaços de madeiras invadiram o Congresso. (Foto: Reprodução / WhatsApp)

Um grupo de bolsonaristas invadiu o Congresso Nacional utilizando pedaços de pedras e madeiras, na tarde deste domingo (8). Os participantes dos atos antidemocráticos também invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

A Polícia Militar (PM) tentou intervir com uso de spray de pimenta, mas os bolsonaristas radicais conseguiram invadir a área de contenção. Os vândalos tiveram acesso ao Salão Verde da Câmara dos Deputados.

Cadeiras e vidros do prédio foram quebrados pelos radicais, que gritavam "O Brasil é nosso dentro do Planalto". O Exército foi acionado até o local.

No STF, os bolsonaristas quebraram vidros da fachada e conseguiram ter acesso ao prédio. A porta do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes foi destruída e retirada pelos radicais.

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou a exoneração do Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. "Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis. Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo", publicou no Twitter.

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou no Twitter que haverá reforços para conter a invasão. "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça", escreveu o ministro.

No Twitter, o senador Randolfe Rodrigues disse que está protocolando ao STF o pedido  de afastamento de Anderson Torres. "Estamos protocolando agora dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes: 1 - Prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje. 2 - Impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento do Senhor Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF", publicou.

Leia também:

Matéria atualizada às 17h10 para acrescentar exoneração do secretário de segurança, Anderson Torres. 



Relacionadas