Mais de 90 crianças vivem em situação de rua em João Pessoa
Levantamento é do Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes) da capital paraibana
Em João Pessoa, 93 crianças vivem em situação de rua e vulnerabilidade. O dado, divulgado nesta segunda-feira (10), foi elaborado com base nos atendimentos do Serviço Especializado de Abordagem Social (Ruartes). De acordo com o levantamento, 21 adolescentes de até 17 anos também vivem na mesma situação.
A parcela infantil e jovem representa quase 30% da população de rua atendida pelo Ruartes em João Pessoa. Dos 413 atendimentos realizados de janeiro a maio deste ano, 114 foram de crianças e adolescentes.
Os imigrantes formam a maior parte das pessoas que vivem em situação de rua e vulnerabilidade na capital paraibana. Segundo dados Ruartes, esse público - que sai de seus países de origem em busca de uma vida melhor - representam 66% dos atendimentos realizados no primeiro semestre desse ano.
Ao Portal T5, o promotor Francisco Lianza, da Promotoria de Cidadania, afirmou que o enfrentamento à situação de rua em João Pessoa é uma prioridade. "Estamos montando um planejamento para atuar no enfrentamento a essa situação. Esse é um problema e uma necessidade prioritária da Promotoria", afirmou.
Perfil
De acordo com o levantamento do Ruartes, das pessoas abordadas, 251 eram homens e 162, mulheres. Confira, abaixo, o perfil das pessoas em situação de rua e vulnerabilidade em João Pessoa:
- 93 crianças, entre 0 a 12 anos
- 21 adolescentes, entre 13 e 17 anos
- 82 pessoas entre 18 e 29 anos
- 199 pessoas entre 30 e 59 anos
- 18 idosos, de 60 anos ou mais
Leia também: