Linha Direta: relembre como era o programa nos anos 2000
O programa de estreia abordou o caso Eloá Cristina, estudante assassinada pelo ex-namorado em 2008
Esta quinta-feira (4) foi marcada pelo retorno do Linha Direta à grade de programação da TV Globo. O programa marcou os anos 2000 pelo seu formato, com simulações e abordagens de crimes reais. O programa de estreia abordou o caso Eloá Cristina, estudante assassinada pelo ex-namorado em 2008.
Versões anteriores
Uma versão do programa foi ao ar por alguns meses em 1990, apresentado por Hélio Costa, atual ministro das comunicações. Após isso, reestreou em 1999, sob o comando de Marcelo Rezende. No ano 2000, Domingos Meirelles assumiu a apresentação do programa até o seu fim, em 2007. O formato do programa era inovador para a época, já que misturava a linguagem documental com elementos de suspense e investigação.
O programa apresentou casos que marcaram a história da criminalidade brasileira e tinha uma linguagem clara e direta, com uma narrativa envolvente que prendia a atenção dos telespectadores. Mesmo com o fim de sua exibição, o programa ainda foi muito lembrado com saudosismo pelos fãs e é considerado um marco na história da televisão brasileira.
Apresentadores
Hélio Costa, que apresentou a primeira versão do programa, atualmente é ministro das comunicações no governo Lula. Já Marcelo Rezende morreu em setembro de 2017, em decorrência de um câncer no pâncreas. Já Domingos Meirelles foi contratado pela Record TV, onde permaneceu até o início de 2023. Ele chegou a filiar-se a um partido político e disputar uma vaga de deputado estadual.