TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
hemocentro

Lançado aplicativo para estimular doações de sangue no final de ano

Disponível para download em dispositivos móveis, o Hemovida funciona como a carteirinha do doador

Por Carlos Rocha Publicado em
Lançado aplicativo para estimular doações de sangue no final de ano
Lançado aplicativo para estimular doações de sangue no final de ano (Foto: Divulgação/Governo da Paraíba)

Nos períodos de férias e festividades, os hemocentros em todo o país enfrentam uma baixa nos estoques de sangue. Com o objetivo de incentivar a regularidade dos doadores e captar novos voluntários, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Hemovida, integrado ao Conect SUS.

Disponível para download em dispositivos móveis, o Hemovida funciona como a carteirinha do doador, contendo informações de saúde e o tipo sanguíneo. Além disso, a ferramenta auxilia em casos de emergência, proporcionando o histórico completo de doações, incluindo agendamentos e cancelamentos. O aplicativo permite a autodeclaração de doador, mantendo um registro preciso desse compromisso vital.

O Hemovida também disponibiliza informações sobre a rede de hemocentros, facilitando a localização para quem deseja realizar a doação. A plataforma visa captar novos doadores e conscientizar a população sobre a importância de manter os estoques em níveis seguros para atender à demanda.

Ao fazer a ponte entre os hemocentros e os potenciais doadores, o aplicativo possibilita que os usuários convidem amigos e familiares a se juntarem à causa, compartilhando suas experiências nas redes sociais.

É fundamental destacar que, no Brasil, apenas 1,4% da população realiza doações de sangue. Os requisitos para ser um doador incluem ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde. O Hemovida surge como uma iniciativa inovadora para enfrentar a constante necessidade de sangue nos centros de saúde do país.

Leia também:



Relacionadas