Lacen-PB começa análise de amostras de casos suspeitos de Monkeybox
Existe uma expectativa para que todas as amostras recebam resultado nos próximos dias
O diagnóstico de 46 amostras com casos suspeitos de Monkeybox, vírus causador da varíola dos macacos, teve início no Laboratório Central da Paraíba (Lacen-PB).
Todas as amostras estão em análises e liberadas para o Gerencidador de Ambiente Laboratorial (GAL), que é um sistema desenvolvido pelo Datasus/MS. Existe uma expectativa para que todas elas recebam resultado nos próximos dias.
As amostras recebidas após o dia 17 de outubro estão no Lacen-PB e não necessitam de encaminhamento para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, como ocorreu, por exemplo, antes do envio dos kits moleculares específicos para a identificação do vírus da Monkeypox pelo Ministério da Saúde.
Antes do manuseio dos kits, os pacientes que eram notificados suspeitos de estarem com o vírus do Monkeypox aguardavam por volta de 15 dias entre a coleta da amostra e o resultado definitivo.
Na Paraíba, subiu de 33 para 42 o número de casos confirmados de varíola dos macacos. A informação foi confirmada através do boletim da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), divulgado nesta quinta-feira (27).
Veja mais: