João Pessoa tem, em média, 2 ciclistas vítimas de acidente por dia
Dia Nacional do Ciclista é celebrado nesta quinta-feira (19).
Cerca de 750 acidentes envolvendo ciclistas foram registrados no perímetro urbano de João Pessoa em 2020, segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). O dado mais recente divulgado pelo sistema Chega de Acidentes nesta quarta-feira (18), véspera do Dia Nacional do Ciclista, mostra que, em média, dois ciclistas por dia foram acidentados na capital paraibana.
Na quinta-feira (19), ações educativas serão realizadas no bairro de Quadramares e também na PB-008, onde passou a ofertar 7,2 quilômetros de ciclofaixa. Às 7h, os educadores de trânsito seguirão com ações itinerantes no bairro de Quadramares, que também possui faixas destinadas a quem anda de bicicleta. Nas duas atividades serão distribuídos brindes, materiais educativos e placas de “Respeite o ciclista”, que serão instaladas nas bicicletas.
“Precisamos permanecer em alerta e investir na educação de trânsito, especialmente na obediência à sinalização que indica a exclusividade da ciclofaixa das 5h às 8h”, disse George Morais, superintendente de Mobilidade Urbana.
Um dos acidentes que ocorreu em 2020, em João Pessoa, foi julgado neste ano. A blogueira Celeste Maia foi condenada após ser acusada de dirigir sob efeito de álcool, atropelar ciclistas e tentar fugir na orla de Manaíra. A pena de 1 ano e 4 meses de prisão foi por embriaguez ao volante e lesão culposa. Ela cumpre a sentença em regime aberto.
À época do acidente, a condutora estava com a carteira de habilitação suspensa por consumo de drogas e lesão corporal. Os ciclistas eram dois policiais civis e tiveram ferimentos leves.
Veja mais: