João Pessoa tem 393 usuários de PrEP como método contra HIV
A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é oferecida gratuitamente
A cidade de João Pessoa possui 393 usuários utilizando a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) atualmente. Em todo o Brasil, segundo o painel de monitoramento da PrEP do Ministério da Saúde, há 64,4 mil pessoas cadastradas e 88,6 mil que receberam os medicamentos ao menos uma vez nos últimos 12 meses.
A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para evitar contaminação com o vírus HIV em caso de exposição. As prioridades do método são pessoas com maior vulnerabilidade à infecção, como homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres trans, e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza também a profilaxia pós-exposição (PEP), com medicamentos antirretrovirais após uma possível exposição ao vírus. Esse método é pensado para casos em que o preservativo sai, se rompe ou não é utilizado por algum motivo durante o ato sexual. Assim como no caso de acidentes com materiais perfurantes ou cortantes possivelmente contaminados e violência sexual. O início da profilaxia deve ocorrer até 72 horas após a exposição.
De acordo com informações do infectologista Fernando Chagas, que atende no Complexo Hospitalar Clementino Fraga, referência no tratamento de doenças infectocontagiosas na Paraíba, apenas em 2022, houve 826 novos diagnósticos de HIV no estado. Somente na unidade hospitalar de referência foram 537 testes positivos de HIV. Ele acrescentou que estima-se que há cerca de 250 mil pessoas vivendo com HIV sem saber no país.
Em João Pessoa existem alguns pólos que são referência para a testagem e aconselhamento acerca do HIV/AIDS. Nesses locais são oferecidos serviços como a PrEP, testagem, além de orientações acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Onde procurar a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP):
- CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento SAE - Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS - R. Alberto de Brito, 411 - Jaguaribe (83) 3218-9217
- Unidades de Saúde da Família, nos bairros (USFs)
- Ambulatório do Complexo de Doenças Infecto Contagiosas Clementino Fraga - R. Estér Borges Bastos, s/n - Jaguaribe (83) 3612-5050
Leia também: