João Pessoa registrou mais de 151 milímetros de chuva em 48h
Até as 23h59 desta sexta, a Capital permanece em alerta de acumulado de chuva entre 30 a 60 mm por hora
Choveu 151,5 milímetros (mm) em João Pessoa nas últimas 48 horas – até as 15h desta sexta-feira (8), média das sete plataformas instaladas na Capital, com a maior precipitação registrada no Grotão, 165,2 mm, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Até as 23h59 desta sexta, a Capital permanece em alerta de acumulado de chuva entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm no dia, com risco de alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em virtude desse alerta, as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) seguem em campo intensificando o monitorando das áreas de risco. Em caso de emergência, a população deve ligar 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.
Como medida preventiva, três casas foram interditadas pela Defesa Civil nesta sexta-feira no bairro de Mandacaru. Os imóveis, que já estavam desocupados, foram construídos uma área de risco, próximo a barreiras, e devem ser demolidos. A interdição aconteceu após as fortes chuvas que causaram o deslizamento de parte da barreira e ruptura de um muro de arrimo, que atingiu outra residência na noite da quinta-feira (7).
O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, ressaltou o trabalho preventivo realizado pela Compdec-JP e a parceria com outras secretarias municipais, que são acionados em caso de ocorrências graves, o que não foi necessário até o momento.
“João Pessoa tem recebido um volume considerável de chuvas, mas a cidade demonstra que está conseguindo suportar graças às ações preventivas cotidianas que a Prefeitura tem realizado ao longo desses dias. Estamos há 554 dias sem vítimas fatais em casos que envolvam desastres naturais que digam respeito à proteção e Defesa Civil do município”, destacou.
Ainda no período da manhã, a Defesa Civil inspecionou a rua de acesso do Cabo Branco ao Altiplano, onde houve a queda de uma árvore, identificando a necessidade de suprimir outras árvores para evitar acidentes, o que já foi providenciado.
Também houve deslizamento na barreira do Castelo Branco, às margens da BR-230, situação resolvida em conjunto pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e outras secretarias e órgãos da Prefeitura de João Pessoa.
Precipitação por bairros (até as 15h)
Grotão: 165,2 mm
Cuiá: 157,2 mm
Manaíra: 148,6 mm
Altiplano: 133,6 mm
Tambauzinho: 147,6 mm
Cristo: 153 mm
Centro: 155 mm