João Pessoa e Pitimbu têm praias impróprias neste fim de semana
Pular as sete ondinhas em águas poluídas não dá, né?!
Quem pretende visitar as praias do litoral paraibano e pular as sete ondinhas na chegada de 2022, deve ficar atento aos locais impróprios para banho divulgados pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Segundo relatório, trechos com baixa qualidade da água estão em João Pessoa e Pitimbu.
Na capital, os banhistas devem evitar dois trechos da praia de Cabo Branco, no final da Rua Gregório Pessoa de Oliveira e no final da Rua Áurea; na praia do Farol do Cabo Branco estão com baixa qualidade as águas em frente à galeria de águas pluviais; Na praia do Arraial deve ser evitado o trecho em frente à desembocadura do Rio Cuiá; Na Praia do Sol, não tem boa qualidade o trecho em frente para a desembocadura do riacho Camurupim.
Já em Pitimbu, a praia de Maceió, em frente a desembocadura do riacho Engenho Velho, não tem boas condições para os banhistas.
Tradição
O ato de pular as sete ondinhas é uma homenagem a Iemanjá. Trata-se de uma cerimônia mais próxima ao culto da Umbanda, uma das religiões afro-brasileiras. O ritual é uma forma de desejar melhores momentos para o ano novo e deixar para o passado os problemas do ciclo que terminou.
Veja também: