Homens que foram contaminados pelo Covid-19 podem ter fertilidade reduzida, aponta estudo
A análise foi realizada com 189 homens (84 homens com Covid-19 e 105 saudáveis) da mesma idade
A revista científica Reproduction divulgou na última sexta-feira (29) um estudo que aponta que a fertilidade de homens que contraíram o Covid-19 pode ser reduzida. De acordo com a pesquisa, a contaminação pelo novo coronavírus pode causar aumento da morte, inflamação e estresse oxidativo dos espermatozoides.
A estudo foi liderado por Behzad Hajizadeh Maleki, juntamento com pesquisadores da universidade alemã de Justus-Liebig. A análise foi realizada com 189 homens (84 homens com Covid-19 e 105 saudáveis) da mesma idade. O estudo foi dividido em 6 etapas com intervalos de 10 dias entre cada uma.
De acordo com a pesquisa, nos homens com Covid-19 os marcadores de inflamação e estresse oxidativo nas células espermáticas aumentaram em mais de 100% quando comparados aos controles saudáveis da mesma idade.
Além disso, o estudo também concluiu que para os homens que contraíram a Covid-19, a concentração de espermatozoides foi reduzida em 516. A mobilidade também foi reduzida em 209% e a forma da célula do esperma foi alterada em 400%.
Segundo o líder da pesquisa, “os resultados deste estudo sugerem também que o sistema reprodutor masculino deve ser considerado uma via vulnerável de infecção pela Covid-19 e deve ser declarado um órgão de alto risco pela Organização Mundial de Saúde”, explicou.
Veja também:
- Governo da Paraíba lança plano de retomada das aulas; confira
- Velório e sepultamento de irmãos de 7 e 4 anos acontecem nesta segunda (1)
- Caminhoneiros, motoristas de ônibus e app param em João Pessoa
- Presa suspeita de aplicar golpes em donos de imóveis de João Pessoa
- Irmãos de 7 e 4 anos morrem em capotamento no interior da Paraíba
- Enquete BBB21: quem você quer que saia entre Kerline, Rodolffo e Sarah?
- “Foram anos de perseguição”, afirma ex-empresária sobre Karol Conká