Grande sítio arqueológico é descoberto no Brejo paraibano
Entre os municípios de Pilões e Pilõezinhos, no Brejo paraibano
Uma importante descoberta arqueológica foi realizada pela equipe do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia (Labap) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta quarta-feira (19), entre os municípios de Pilões e Pilõezinhos, no Brejo paraibano. Trata-se de um sítio de aldeamento, local onde os antigos indígenas habitavam. Ainda não há confirmação sobre qual etnia indígena ocupou o local, se foi da etnia tupi ou aratu. O sítio possui aproximadamente um hectare e a exploração será realizada somente após a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O sítio arqueológico está localizado na propriedade Alívio, em zona rural, e apresenta características que sugerem a presença de uma das etnias mencionadas, como a presença de cerâmica. Porém, devido à falta de autorização do Iphan Nacional, nenhum material foi recolhido ainda. O arqueólogo, paleontólogo e coordenador do Labap/UEPB, Juvandi de Souza, planeja solicitar ao órgão a permissão para dar continuidade às pesquisas no local.
O material arqueológico está espalhado na área, já que é utilizada como roçado e tratores passam regularmente, levando os objetos para longe. Apesar disso, foi possível observar bastante cerâmica e artefatos líticos, feitos de pedras, que eram utilizados pelas comunidades indígenas em seu cotidiano.
A descoberta aconteceu graças a informações fornecidas pela população local. Segundo Juvandi de Souza, vários outros sítios arqueológicos são conhecidos na região do Brejo. Um deles foi escavado em 2009, e o material coletado está atualmente no recém-inaugurado Museu de Arqueologia de Pilões.
O arqueólogo destacou que a Paraíba é um celeiro de descobertas arqueológicas e paleontológicas, com um grande número de sítios identificados. Ainda assim, estima-se que a quantidade a ser explorada seja de cinco a dez vezes maior, espalhada por todas as regiões do estado.
Neste momento, o Labap/UEPB busca apoio junto às prefeituras do Brejo paraibano para realizar um grande projeto de pesquisas na região, semelhante ao realizado na região de Catolé do Rocha. O arqueólogo ressaltou a importância do apoio para possibilitar a realização dos trabalhos. Enquanto isso, ele alertou a população para que, ao encontrar sítios arqueológicos ou paleontológicos, não retirem nada do local e entrem em contato com as instituições de ensino e pesquisa do estado. O Labap/UEPB pode ser acionado pelo telefone (83) 99983-8198.
Leia também: