Grafiteiros criam galeria de arte a céu aberto em João Pessoa
Canteiro de obras virou painel de exposição de arte urbana
O espaço da obra de recuperação da calçadinha da orla de João Pessoa ganhou traços coloridos pintados por artistas de grafite da capital. A base cinza ganhou cores e desenhos da arte urbana. Foram retratados pontos turísticos da cidade, como a Feira de Artesanato de Tambaú, o Farol do Cabo Branco e o Parque Solon de Lucena.
Com um trabalho que explora personagens animados e traços mais infantis e lúdicos, o artista Amadeus Coisethal, do coletivo Crewolinas, compôs sua obra com elementos que conectam crianças e adultos através de desenhos bem divertidos, como sereias e seres marinhos gigantes.
Amadeus Coisethal começou a realizar trabalhos profissionais com o grafite em 2018. Após encarar os desafios da pandemia de Covid-19, ele expressa gratidão pela oportunidade e reconhecimento de anos dedicados à arte.
“Para nós, que trabalhamos com cultura, enfrentamos desafios enormes durante essa pandemia. Então, é uma grande oportunidade poder participar de um projeto como esse”, elogiou. Ele acrescentou que, além de expor o trabalho para moradores e turistas, cada artista pode vivenciar, com todos os protocolos de segurança, a rotina de estar na rua pintando, de encontrar outros artistas, de atender a pedestres e motoristas que fazem questão de parar e interagir com eles. “A receptividade da população foi muito grande e isso é muito importante para nós, artistas”, disse.
Para promover interação com as pessoas que param para tirar fotos, o painel também ganhou um par de asas coloridas, uma arte ilustrada por Patrícia Oliveira, mais conhecida no grafite como Moom Child.
“O que queremos é ocupar a cidade com arte, tanto uma área privilegiada como a orla de Cabo Branco, quanto as áreas mais periféricas. A cidade de João Pessoa estava precisando de mais cor e tenho certeza que essa será uma de muitas ações envolvendo o grafite. A Prefeitura da Capital está de parabéns em proporcionar isso”, concluiu Amadeus Coisethal.
Além de Amadeus Coisethal e Patricia Oliveira, a criação do painel também foi feita por Kalyne Lima, Elizabeth Carneiro, Miguel Silva, Morgana Tomas, Ellen Rodrigues, Thaynha , Meiacor, Pedro Mulinga, Babi, Pri Witch, Amanda Costa e o artista plástico David Queiroz.
Veja mais: