'Golpe do Renavam' é investigado em operação na Paraíba e Pernambuco
Em apena um golpe, os fraudadores causaram um prejuízo superior a R$ 300 mil.
Uma operação integrada entre as polícias Civis da Paraíba e de Pernambuco foi deflagrada na manhã desta terça-feira (27), contra a prática criminosa conhecida como golpe ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) – que consiste em estelionato e lavagem de dinheiro. Denominado como ‘Sósia’, o trabalho prevê cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.
Os mandados foram expedidos pela Vara Única da Comarca de Caaporã. Os agentes devem cumpri-los nas cidades de Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca – todas em Pernambuco. Os suspeitos são responsáveis pela falsificação de documentos para emplacar carros novos que não tem a posse/propriedade. Em sequência, os suspeitos também aplicariam fraudes em financeiras e seguradoras.
De acordo com a Polícia Civil, a operação decorre de uma investigação conjunta da Delegacia Municipal de Pitimbu e a Delegacia de Repressão e Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), em Pernambuco.
“Além de causar prejuízos às instituições financeiras, este golpe gera grandes transtornos aos adquirentes de veículo novos, pois ficam impossibilitados de emplacá-los vez que já constam como licenciados em nome de terceiros”, informou.
O crime
Na investigação, foi descoberto que os criminosos emplacavam o automóvel de forma fraudulenta no DETRAN–PE e, após aplicarem o golpe numa instituição financeira, noticiavam o veículo, também chamado de dublê, como roubado na circunscrição da Delegacia Municipal de Pitimbu.
Em apenas um desses golpes, os fraudadores causaram prejuízo em uma seguradora no valor de R$ 303.544,22. Também está sendo investigado se houve participação de servidores públicos nos crimes.
Leia mais: