Gabriel Boric é eleito novo presidente do Chile
Candidato de esquerda venceu o segundo turno das eleições com 54,72% dos votos.
Depois de uma disputa acirrada, Gabriel Boric, foi eleito o novo presidente do Chile, neste domingo (19). Com mais da metade das urnas apuradas e uma vantagem já irreversível, Boric venceu com 54,72% o candidato de extrema-direita José Antônio Kast.
Minutos após a contagem, Kast reconheceu a derrota. A eleição de 2021, marcada pela polarização entre os dois candidatos que seguiram para o segundo turno, é considerada histórica no país. Também foram as primeiras em 16 anos sem Sebastián Piñera nem Michelle Bachelet como candidatos a presidente.
Boric, de 35 anos e formado em Direito na Universidade do Chile, vem do extremo sul do país, de Punta Arenas. É agnóstico, solteiro e sem filhos. Ex-líder estudantil, Gabriel Boric, se coloca a favor da discussão de pautas em prol de grupos minoritários e refugiados, meio ambiente e descentralização do poder.
Boric atualmente cumpre o segundo mandato de deputado federal, concentrando o favoritismo entre intelectuais e estudantes.
O novo presidente também vai governar um país com uma nova Constituição, agora em elaboração, e marcado pela inflação crescente nos últimos dois anos. Um dos pontos críticos da economia do Chile.
O setor, que mostrou sinais de recuperação em 2021, prevê uma desaceleração do crescimento e o aumento da dívida pública. A previsão indica que a inflação feche em 6%, o dobro da meta para este ano.
Em resposta, é esperado que o Banco Central aumente as taxas de juros. O consumo interno e a exportação do cobre, principal commodity produzida pelo Chile, são encarados pelo mercado como as áreas que devem impulsionar a economia em 2022.
Veja mais: