Formação continuada de professores faz diferença em sala de aula
Colégio Marista PioX investe na qualificação dos educadores.
Salas cheias, muita informação e várias mudanças no ensino médio. A nova fase gera muita expectativa nos jovens. Rafael Souza é aluno do segundo ano do Colégio Marista Pio X. Para ele, a escola precisa dar suporte para enfrentar a pressão dessa fase da vida. “A escola não visa só números, a obtenção de uma nota boa, de um bom rendimento acadêmico. O Colégio Marista está sempre nos auxiliando nesse processo difícil, visando também a parte da arte, da cultura, do esporte”, afirma.
Para vencer esses desafios, é preciso investir na formação dos professores. No Colégio Marista Pio X, a qualidade educacional é uma prioridade. Ao logo do ano, os educadores recebem formações voltadas ao exercício profissional. São quase mil horas de formação. Ou seja, mais de 40 dias dedicados apenas ao aperfeiçoamento dos docentes. “Os professores precisam estar preparados para as novas demandas. Como será o próximo ano? Continuará da mesma força ou haverá mudanças? Nós estamos preparados para qualquer cenário”, diz a coordenadora pedagógica, Cláudia Lucena.
Essa formação continuada está fazendo toda diferença em sala de aula. Segundo o professor de biologia, Luiz Gusmão, o educador não é só conteudista, agora, ele também é mediador. “O processo de formação com os educadores é essencial. Uma vez que o profissional tendo clareza do que está fazendo ele passa segurança para os alunos”, reforça o professor.
O resultado em sala de aula são novos conhecimentos que transformam o contexto escolar e também a vida dos alunos. “Os jovens podem esperar do Novo Ensino Médio uma preparação segura para os processos seletivos que eles vão enfrentar; uma conexão com o ‘Projeto de Vida’ deles e a possibilidade de construção e amadurecimento desse projeto; aulas diferentes, atividades, projetos, elementos que compõe a aprendizagem de um modo inovador especialmente aliados a tecnologia”, garante o diretor-geral do Colégio Marista, Aloirmar José.