Fibrose pulmonar: entenda doença que causou a morte de Rita de Cássia
A fibrose pulmonar pode ser ocasionada por causa da inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo e a poeira, por exemplo
Rita de Cássia, uma das maiores compositoras de forró do Brasil, morreu nesta terça-feira (3) com um quadro de fibrose pulmonar. Mas você sabe o que é a doença?
O pulmão é um órgão flexível que, para permitir o processo de respiração, precisa se expandir. Mas, em algumas pessoas, o tecido desse órgão apresenta cicatrizes (fibroses) ou endurecimento, o que prejudica a respiração. Nesses casos, o paciente é diagnosticado com fibrose pulmonar.
A fibrose pulmonar pode ser ocasionada, por exemplo, por causa da inalação de substâncias que fazem mal para o corpo, como o mofo, a poeira, o feno e madeira velha. Essas substâncias acabam não sendo filtradas pelo nariz e podem desenvolver a doença.
Vale dizer ainda que em alguns casos a fibrose pulmonar pode ser decorrente de uma pneumonia não tratada, ou consequências de outras condições como o lúpus e a artrite reumatoide.
Entre os sintomas de fibrose pulmonar, estão: tosse seca, cansaço, fadiga, perda de apetite e perda de peso.
Leia também: