Faculdade faz mutirão de consultas gratuitas para detectar câncer de pele
Dia D da campanha Dezembro Laranja acontece neste sábado (2); Facene/Famene realiza atendimentos para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele
O verão está se aproximando e a chegada das temperaturas mais altas do ano acende um alerta para os cuidados com a saúde. E por esse motivo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) instituiu a campanha “Dezembro Laranja”, de prevenção ao câncer de pele. Em João Pessoa, uma faculdade realiza um mutirão de consultas gratuitas neste sábado (2).
O serviço gratuito acontece na Faculdades Nova Esperança, em Gramame, a partir das 9h. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele.
Em entrevista à TV Tambaú, a dermatologista Aretuza Torres explicou os principais sintomas do câncer de pele, entre eles: o surgimento de manchas que coçam, descamam ou que sangram ou ainda sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor. Confira:
Prevenção
- evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
- use sempre proteção adequada, como bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros, barraca e filtro solar com fator mínimo de proteção 15. Usar o filtro solar apenas uma vez durante todo o dia não protege por longos períodos. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas, durante a exposição solar. Mesmo filtros solares “a prova d’água” devem ser reaplicados.
No trabalho ao ar livre
- não deixe de usar: chapéus de abas largas, camisas de manga longa e calça comprida;
- se puder, use óculos escuros e protetor solar;
- procure lugares com sombra;
- sempre que possível evite trabalhar nas horas mais quentes do dia.
Leia também: