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Estudantes do ensino médio planejam continuar estudos após concluírem a educação básica

Estudo do Saeb identifica o perfil dos estudantes e professores da rede pública

Por Renata Nunes Publicado em
Estudantes do ensino médio planejam continuar estudos após concluírem a educação básica
Estudantes do ensino médio planejam continuar estudos após concluírem a educação básica (Imagem: Educa Mais Brasil/Divulgação)

A maioria dos estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino quer continuar os estudos após concluírem o curso, por outro lado 9% dos estudantes da mesma etapa escolar não sabe o que farão depois de concluir a ultima etapa da educação básica. Os dados são alguns dos resultados apurados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que busca entender o perfil dos estudantes das escolas da rede pública brasileira e saber como eles estão pensando o futuro e como enxergam a educação que recebem.

O Saeb é realizado, na educação básica, a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental e alunos do 3º ano do ensino médio. Professores, gestores e secretários de educação também participam respondendo ao questionário. Quanto ao resultado de pesquisas como essa do Saeb, cerca de 96% dos diretores de escolas afirmaram levar em consideração os resultados delas para usarem em suas estratégias.

A edição mais recente da avaliação apurou que 46% dos estudantes da rede pública, tanto do 5º como do 9º ano, e também do 3º ano do ensino médio, se autodeclaram pardos. A pesquisa também traçou o perfil dos professores. Os dados indicam que 58% dos docentes atuam apenas em uma escola, enquanto 42% trabalham em duas ou mais. A carga horária para eles chega a ultrapassar mais de 40 horas semanais, segundo relataram ao Saeb.

Em relação à satisfação do trabalho na educação, 51% dos entrevistados disseram que as vantagens da profissão superam as desvantagens, mas 80% dos docentes apontaram estar satisfeitos com o trabalho.

Saeb

Realizado desde 1990, o Saeb é resultado de um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, realizador do exame, fazer um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

A pesquisa é considerada como “a maior avaliação da educação brasileira”. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

*Com informações do Porvir e Inep



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