Especialista reforça importância de máscaras contra a Covid-19
Gotículas emitidas pela tosse, espirro e fala podem disseminar doença
Com o crescimento de casos de Covid-19 e lotação de leitos em hospitais públicos do Brasil, a pandemia continua exigindo cuidado da população. Ainda é necessário o uso de máscaras e de outras medidas preventivas individuais, no combate ao novo coronavírus, como o uso de álcool gel e o distanciamento social.
Além dos cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento, o uso correto da máscara é a forma mais eficaz de prevenção ao coronavírus, já que a doença é disseminada através de gotículas emitidas pela tosse, espirro e até mesmo a fala, e que podem permanecer no ar por horas e, assim, ser facilmente inalado.
O médico Felipe Proenço, que faz parte do Comitê de Combate à Covid-19 de João Pessoa, reforçou a importância das medidas preventivas. Segundo ele, enquanto a vacina não chegar para toda a população, esses métodos são essenciais para frear o aumento de casos.
“A gente está num momento bem crítico, com o número de casos aumentando e com uma variante que está atingindo pessoas mais jovens. Então, essas medidas preventivas são muito importantes. Ao usar a máscara, você se protege e protege outras pessoas. Por isso, o uso da máscara é tão importante. O distanciamento social também é essencial, já que quanto maior o número de pessoas em um determinado local, maiores são as chances de se contagiar”, explicou o médico.
Veja também: