Escritura é assinada e Aeroclube de João Pessoa vai se tornar Parque Ecológico
O ato ocorreu em cartório e garante a construção de um grande parque da cidade
O prefeito Cícero Lucena assinou, na manhã desta segunda-feira (16), a escritura definitiva de propriedade do terreno do Aeroclube. O ato ocorreu em cartório e garante a construção de um grande parque da cidade.
O Aeroclube de João Pessoa vai doar 82,5% de sua área para que a prefeitura da capital construa um Parque Ecológico no local. No processo, a direção do Aeroclube ficou com 17,5% para negociar ou construir o que quiser. Reuniões com representantes do Ministério Público da Paraíba foram realizadas para assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre as partes envolvidas.
O espaço está interditado desde o ano de 2017 e a expectativa é que o parque no aeroclube seja um dos maiores do Nordeste. Serão 190 mil metros quadrados de área verde, além de destinação de espaço para abertura de novas ruas nas imediações. O Aeroclube da capital foi alvo de tentativas de desapropriação.
"O aeroclube de João Pessoa teve seu funcionamento há mais de 80 anos. Todos sabem que nós sofremos uma ação judicial desapropriação há mais de 11 anos, onde o processo foi concluído e saímos vitoriosos com ação transitada em julgado no início de 2021. Começamos as tratativas com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, onde realizamos diversas reuniões e assembleias para que possamos chegar a um acordo que seja bom para prefeitura, que seja bom para sociedade e que seja para o aeroclube que deve continuar com seus trabalhos em outra localidade, disse Alberto Gomes, diretor do aeroclube.
“Foram anos de muita disputa que atrapalharam a entrega de um equipamento muito importante para a população. Com diálogo e discernimento fomos capazes de reverter isso, fazer um acordo e viabilizar o que será um dos principais espaços de lazer, prática esportiva e sociabilidade da cidade”, afirmou Cícero Lucena.