Entretenimento e mídia dão sinais de crescimento e setor deve subir mais de 2% ao ano
Uma pesquisa divulgada pela PwC Brasil mostra que, com o setor de mídia, é um dos poucos que surge com previsão de alta para os próximos cinco anos.
A crise enfrentada em todo país, principalmente no ano passado, abriu portas para novos setores buscarem uma expansão digital. É o caso do entretenimento, que está se transformando em uma atividade 100% online e com uma grande perspectiva de crescimento. Uma pesquisa divulgada pela PwC Brasil mostra que, com o setor de mídia, é um dos poucos que surge com previsão de alta para os próximos cinco anos. Ou seja, o tema diversão vai ganhar ainda mais importância na rotina e na economia do brasileiro.
Esse estudo divulgado no final do ano passado mostra que, depois de alguns anos em alta, a indústria mundial de entretenimento e mídia sofreu uma retração de 5,6% durante o ano de 2020. Isso significa que o setor teve uma receita de US$ 120 bilhões. Um número que fica abaixo das expectativas, mas que deve se recuperar durante os próximos cinco anos, principalmente no Brasil. Os investimentos devem aumentar até o final de dezembro, e isso deve gerar taxas mais positivas.
A PwC Brasil aponta que, segundo alguns especialistas, a previsão de crescimento anual médio do entretenimento Brasil será de 2,47%, e um dos motivos é a transformação digital que acontece neste setor. Apesar da forte crise enfrentada durante 2020, o momento também serviu para abrir espaço para a revolução digital que já acontece em outros países. Além do próprio entretenimento, outras áreas começaram a se adaptar para o funcionamento cada vez mais virtual e menos dependente de espaços físicos tradicionais, como é o caso da economia e da educação.
No entretenimento digital, é mais fácil ver as mudanças e o impacto em curso. Por exemplo, os fãs de jogos de apostas, como o pôquer e o blackjack, podem facilmente jogar e apostar pela internet. Como mostra a lista do site Casinos.pt, algumas das melhores plataformas de cassino online oferecem rodadas grátis e diversos outros bônus para que as pessoas conheçam o funcionamento desses de jogos virtuais. Além da facilidade de acesso, os sites também chamam atenção pela interatividade e dinâmica com crupiês reais e jogos com temáticas variadas e que agradam o gosto de qualquer pessoa.
Mudança na mídia
Alguns outros estudos, como o divulgado pela Resultados Digitais, mostram que a mídia também está passando por mudanças iguais a do entretenimento, A perspectiva com as redes sociais, por exemplo, é que o crescimento seja de 20% nos próximos dois anos e que o total de brasileiros nessas plataformas ultrapasse a barreira dos 110 milhões. Isso colocaria o Brasil perto dos maiores países neste quesito, que são: China, Índia e Estados Unidos.
O impacto na mídia desse crescimento é importante, pois essas plataformas estão transformando a forma de comunicação na era digital. Basta ver o uso das redes sociais por alguns órgãos públicos no Brasil. A Prefeitura Municipal de Tambaú, apenas para citar um exemplo, conta com um perfil no Facebook com mais de 5 mil seguidores, e que é usado para divulgar informações oficiais, notícias e acontecimentos na região. Ou seja, a comunicação dos políticos com os cidadãos é cada vez mais próxima, e isso só existe com o crescimento das redes sociais.
Além disso, se olharmos para o lado da publicidade, os influenciadores digitais também estão gerando grandes receitas em várias formas de negócios. Até mesmo o entretenimento digital acaba sendo englobado nisso, como mostramos na reportagem sobre o jogo digital que conseguiu mais de 400 mil downloads em poucos dias. Ele chamou atenção pelo tema diferenciado, que era da vencedora do programa Big Brother Brasil, Juliette Ferreira, que conta com milhões de seguidores no Instagram.
Expansão digital
Esses números mostram que a tendência digital ficou ainda maior, apesar da forte crise enfrentada pelo país. Na verdade, a situação contribuiu para que os meios virtuais ganhassem ainda mais presença na rotina dos brasileiros. Por exemplo, a empresa europeia Minsait, que fornece dados sobre digitalização, divulgou uma pesquisa mostrando que quase 60% dos brasileiros gostariam de usar algum aplicativo digital para realizar pagamentos.
Uma tendência que pode parecer simples, mas que diz muito sobre o futuro do país. Afinal, o uso de meios digitais para situações diárias é o que indica a expansão digital por aqui. Isso pode ser visto também com as plataformas de streamings, que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. A Netflix, a Prime Video e a Disney+, que controlam 60% deste setor, já deixaram para trás a TV paga.
As inovações tecnológicas chegam para somar, e vão causar um impacto positivo na economia brasileira. A expectativa de crescimento é um bom sinal, principalmente pensando na recuperação do país. O mundo digital apresentou diversas soluções, e é necessário investimento para que isso se traduza em oportunidades.