Entenda as reinvindicações dos servidores em protestos na Paraíba
Servidores de diferentes áreas se manifestaram no Centro de João Pessoa nesta terça-feira (14)
Dezenas de servidores públicos da Paraíba foram às ruas protestar pelo pagamento de reajustes salariais nesta terça-feira (14). Entre os trabalhadores que participam da mobilização estão médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e policiais civis.
Os protestos começaram na Praça da Independência, quando um grupo de profissionais da enfermagem saiu em caminhada com destino a Praça dos Três Poderes. Lá eles encontraram com os representantes do Fórum de Servidores, uma entidade composta por 28 categorias, ONGs e sindicatos relacionados aos servidores do Estado.
A pauta geral foi o reajuste para as categorias, a data base dos Servidores foi em janeiro, mas até o momento, o governador do estado, João Azevedo, ainda não se posicionou sobre essa recomposição inflacionária pedida pelas categorias. Além disso, também foram apresentadas pautas extras de cada categoria, como no caso dos médicos. Eles queriam um incremento na gratificação de insalubridade. As forças de segurança pedem uma recomposição da tabela apresentada pelo Governador João Azevedo e os enfermeiros do Estado pediram que seja incluído no piso Nacional da categoria os prestadores de serviço.
Os manifestantes entraram na Assembleia pedindo ajuda dos deputados para a causa. Alguns parlamentares se propuseram à realização de audiências públicas e, após esse ato, uma parte ligada aos enfermeiros saiu em direção à Câmara Municipal. Nesse caso para fazer uma manifestação específica, pedindo a implementação do piso Nacional em João Pessoa, isso porque o prefeito Cícero Lucena ainda não implementou, alegando que precisa de verba do Governo Federal para a realização do cumprimento da Lei aprovada o ano passado. Na Câmara Municipal, estava sendo analisado vetos do executivo e emendas que poderiam ajudar no pagamento desse piso Nacional, mas como a prefeitura deve ter maioria, esses vetos foram mantidos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa informou que a prefeitura vai esperar um posicionamento do governo federal e o governo do estado ainda não se pronunciou sobre o pedido de reajuste dos Servidores estaduais nem sobre os pedidos das categorias que participaram dessa manifestação.
Ao Portal T5, a Secretaria de Administração, do Governo da Paraíba, informou que emitirá nota sobre as reivindicações dos servidores.