Em meio a crise de Manaus, maior avião cargueiro do Brasil faz treinamentos nos Estados Unidos
Aeronave deve ficar fora de operação até o dia 5 de fevereiro.
O agravamento da situação em Manaus – em razão da alta no número de atendimentos de vítimas acometidas com a Covid-19 - evidenciou uma condição inusitada: o maior avião cargueiro do Brasil, o Embraer KC-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira), que poderia auxiliar no transporte de oxigênio ao Amazonas, não está no país.
A aeronave, que pode levar até 26 toneladas, chegou aos estados Unidos na última terça-feira (12), para uma série de treinamentos militares. O KC-390 deve ficar fora do país até o dia 5 de fevereiro.
Há quatro modelos em operação. A informação foi publicada pela Folha de São Paulo. Segundo o jornal, houve questionamentos “acerca da decisão de enviar o avião mesmo com a necessidade no Brasil e se havia a possibilidade de chamá-lo de volta”. No entanto, até às 10 horas não haviam respostas.
Todavia, outros modelos da FAB estão encarregados de levar oxigênio a Manaus. Vale ressaltar que mais de 200 pacientes com covid-19, internados em unidades de saúdes da cidade, serão transportados para outros estados.