Eclipse solar anular: fenômeno exige cuidados na hora de observar
Evento astronômico acontece no dia 14 de outubro
O eclipse solar anular está chegando! No dia 14 de outubro, João Pessoa será um dos locais do Brasil que poderá presenciar o raro espetáculo astronômico. O evento anterior desse tipo, mais raro que o eclipse total do Sol, só pôde ser visto em áreas desabitadas do Ártico, isoladas e em boa parte com o céu encoberto, em junho de 2021 Mas, como funciona o eclipse solar anular? Quais cuidados tomar? O Portal T5 tira as dúvidas.
Quais cuidados é preciso tomar?
De acordo com a National Aeronautics and Space Administration (Nasa), não se deve olhar diretamente para o Sol, para tentar olhar o eclipse. Ao fazer isso, a pessoa corre o risco de ter lesões oculares graves.
A agência alerta que é necessário utilizar óculos de visualização solar seguros (‘óculos de eclipse’) ou de um visualizador solar portátil. Além disso, a visualização por câmeras, binóculos e telescópios comuns também não são indicados.
Como funciona o eclipse solar anular?
O eclipse solar anular é um tipo raro. Acontece quando a lua passa entre o Sol e a Terra. A Lua parece menor que o Sol e não o cobre completamente, criando a imagem de uma espécie de “anel de fogo”.
Imagem de stockgiu no Freepik
Leia também: