Dia do Forró: ouça as músicas mais tocadas dos últimos 10 anos
Dia do Forró celebra o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga
Nesta quarta-feira (13) é comemorado o Dia Nacional do Forró, um dos maiores ritmos e patrimônios que o Nordeste concedeu para o Brasil. A data celebra o aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, o grande representante e referência do gênero no mundo. Se estivesse vivo, o Rei do Baião estaria completando hoje 111 anos.
O forró foi reconhecido como manifestação da cultura nacional do Brasil em novembro e se juntou a outras expressões autênticas da cultura do país, como as festas juninas e as escolas de samba. Vale lembrar que em 2021 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou as matrizes tradicionais do forró como Patrimônio Cultural do Brasil.
Homenagem
Flávio José, um dos grandes nomes do forró na Paraíba, celebrou o Dia do Forró nas redes sociais e prestou uma homenagem à Luiz Gonzaga. O cantor compartilhou um trecho de sua música Cartinha Pra Seu Luís: "Velho que saudade de você, seu pé de serra está tão triste pois você não voltou mais, chora a Asa Branca choram as Juritis, aí quanta saudade seu Luiz".
Para celebrar o Dia do Forró, o Portal T5 separou algumas das canções de forró mais tocadas dos últimos dez anos, segundo o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Ouça abaixo:
Rei do Baião
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Reconhecido como o Rei do Baião, Luiz Gonzaga foi o grande responsável pela popularização, por exemplo, do xote, xaxado, baião no Brasil.
Leia também: