Dia da mentira: saiba como identificar um mentiroso na internet
Especialista ensina como identificar uma mentira através de expressões digitais
Se identificar um mentiroso no mundo real é difícil, imagina no mundo virtual? Através de expressões digitais é possível desvendar uma mentira, isso porque o comportamento virtual segue o mesmo padrão. As pausas recorrentes em mensagens de textos, a gagueira nas ligações, erros de ortografias em e-mails podem ser indícios de um golpe.
Segundo o perito em crimes eletrônicos e autor do livro "Mentira, um rosto de muitas faces", o potencial mentiroso deixa todas as impressões digitais também. “Eles insistem nas histórias deles, eles usam adjetivos e sempre contam histórias boas, e acredite, quanto mais positiva for a história, menos real ela é”, pontua Wanderson Castilho.
A seguir, veja um manual de como identificar o perfil de um mentiroso e algumas mentiras contadas para aplicar golpes.
O mentiroso é convincente
O mentiroso busca sempre ser o mais convincente possível.Tenha certeza de uma coisa: quanto mais persuasivo for seu interlocutor, quanto mais convincente for a história contada por ele, maiores as chances de que você esteja ouvindo uma mentira.
Pausas
Repare nas pausas demoradas em responder. Essas pausas podem indicar que o cérebro está criando próximas cenas/informações para complementar a mentira já contada.
Perfis de pessoas bonitas tendem a mentir mais
Você consegue visualizar as fotos das pessoas, certo? Repare que as pessoas bonitas tendem a mentir melhor. Quem mente usa mais ênfase para tentar te convencer de que está falando a verdade. Para isso, além de palavras, usam-se expressões faciais e corporais. Pois bem – os traços agradáveis das pessoas bonitas tendem a criar empatia nos interlocutores. Então, o apelo visual agradável, simplesmente, já ajuda a corroborar uma mentira. E se a mentira dita por alguém muito bonito tende a ser mais facilmente engolida, parece natural que essas pessoas percebam isso e acabam por lançar mão do recurso com mais frequência
Vozes bonitas convencem
Uma grande voz, como a de um locutor de rádio, de televisão, tem um grande poder de convencimento sobre a maioria das pessoas. Afinal, ela é musical, harmoniosa, acaricia nossos ouvidos, cria uma empatia imediata com a pessoa que fala conosco. Pense nos locutores de rádio ou apresentadores de televisão que usam suas vozes maviosas para vender produtos. Ou nos rapazes que, munidos de um microfone e um modesto alto-falante, anunciam ofertas em lojas populares nas ruas das grandes cidades. Antes um fenômeno restrito, eles hoje estão por toda parte – um sinal claro de que a técnica funciona.
Algumas mentiras que você deve ficar atento no mundo virtual
Pessoas se passando por outras no whatsapp: É muito comum se deparar com pessoas usando a foto de outras. A abordagem é a mesma “ Salva meu novo número”. Em casos assim, tente ligar para a pessoa no número antigo, ou até mesmo para o número atual, se não te atender, já é um grande sinal.
Pedido de ajuda virtualmente: Após a primeira abordagem, o segundo passo dos criminosos costuma ser acompanhado de uma ajuda financeira. “Mãe, faz um pix, depois te transfiro, é urgente”. Não faça de forma alguma, verifique sempre se o pix identificado se trata do nome da pessoa que você conhece.
Promoções exorbitantes: Sempre desconfie de preços muito atrativos. Nenhum desconto vale o prejuízo financeiro e moral que você pode ter. “Lembre-se sempre, quanto mais atrativa for a história, menos verdadeira é”, afirma Castilho. e complementa “Os golpistas investem nas primeiras 20 ou 30 vítimas. É um golpe, mas esses primeiros não perdem, pois esses serão os propagadores convencedores de boa fé do golpe. Eles vão confirmar que receberam, mas na verdade servem de iscas para as próximas vítimas que serão em número maior”.
Links falsos: Através de campanhas importantes, os criminosos utilizam links para capturar dados pessoais. O perigo é que infelizmente esses links são compartilhados por pessoas do seu ciclo ciclo e que com certeza já caíram no golpe e não sabem. Para se proteger deste tipo de golpe, é recomendado ter um antivírus instalado no celular, já que a solução é capaz de identificar ameaças em tempo real. E claro, se informe sempre antes de repassar qualquer link.
Vendas de produtos em stories: É comum, mas ainda sim muitas pessoas caem nesse golpe. “ Se atente aos sinais e a mudança de comportamento digital. Se seu amigo nunca postou um storie vendendo algum item, por que ele postaria agora?, explica Wanderson Castilho.
Perfis falsos em sites de relacionamento: O famoso catfish tem feito muitas vítimas e até mesmo pessoas famosas. Os golpistas mostram uma vida que não é deles, possuem fotos bonitas e estão sempre ostentando. Além disso, contam histórias mirabolantes para sustentar as mentiras. Desconfie, e até saber que a pessoa de fato é aquela pessoa que diz ser, tente manter o contato pelo aplicativo de relacionamento.
Sites falsos de leilões: Os criminosos se apropriam de sites muitos conhecidos no município e criam um novo e falso para confundir os consumidores. Verifique sempre a URL, Também procure por informações como razão social, CNPJ e endereço do leiloeiro. “Parece simples, mas essas dicas podem evitar um possível golpe”, conclui.