DF registra caso de raiva humana; último caso na PB foi em 2020
Na Paraíba, um caso de raiva humana levou uma idosa de 68 anos à morte em julho de 2020
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) confirmou nesta terça-feira (5) um caso de raiva humana. Após o anúncio, o governo do DF decidiu antecipar a Campanha de Vacinação Antirrábica, oferecendo doses para cães e gatos a partir de amanhã (6).
Segundo a pasta, a raiva é de extrema importância para saúde pública, devido seu alto grau de letalidade, por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal.
Na Paraíba, um caso de raiva humana levou uma idosa de 68 anos à morte em julho de 2020. Ela contraiu a doença também após ser atacada por uma raposa. A mulher era da cidade de Riacho dos Cavalos e passou um período internada no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e é transmitida para os humanos pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais. O vírus ataca o Sistema Nervoso Central.
Com Agência Brasil