TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
POUCAS FICHAS POR DIA

Denúncia: usuários reclamam da falta de médicos em USF de João Pessoa

Em contato com o Portal T5, paciente afirma que apenas dez fichas são distribuídas por dia

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Usuários reclamam de falta de médico na USF Bessa.
Usuários reclamam de falta de médico na USF Bessa. (Foto: SMS-JP/Reprodução)

A falta de médicos tem provocado o atraso nos atendimentos de saúde entre os moradores do bairro do Bessa, em João Pessoa. Quem vai em busca de acompanhamento na Unidade de Saúde da Família (USF), encontra dificuldade. O Portal T5 recebeu denúncias sobre a má prestação do serviço. A Prefeitura de João Pessoa confirmou a falta temporária dos profissionais.

Uma usuária, que preferiu não se identificar, disse que apenas um médico aparece para realizar as consultas e são apenas dez fichas distribuídas por dia, sem atender toda a demanda necessária.

A paciente afirmou que tenta uma consulta na USF, desde a última segunda (8), mas não obteve sucesso. "Eu estou com alguns sintomas sérios e não consigo consulta porque só há um médico. Os três turnos [da USF] do Bessa, só tem um médico. Eu cheguei hoje lá 6h e já tinham 11 pessoas na minha frente. Organizamos uma senha entre nós e quando deu 7h já tinha uma multidão. Então, só 10 [pessoas] foram contempladas. O resto, eles mandam embora.”.

Atendimento deficitário

Na sequência, a usuária reclama da falta de cuidado no atendimento, "O pessoal atende muito mal e trata muito mal as pessoas. Eu não sei porque isso. Todos nós que estamos ali naquele lugar, pagamos impostos e é um direito que nos assiste. Ser bem tratado e tratar bem", reclamou, em contato com a reportagem.

Brigas por senhas

A paciente afirma que existem brigas por senhas na unidade de saúde. "Segundo relatos de pessoas que estavam lá hoje. Antes de iniciar o atendimento, falaram que tem briga, porque é tão pouco atendimento, que as pessoas invadem. Quando abrem, invadem. Hoje, nós organizamos bem direitinho, mas mesmo assim, não consegui. Só foram 10 e tchau.".

O que diz a Secretaria de Saúde?

A direção do Distrito Sanitário V, responsável pela USF Bessa, confirmou a falta temporária de profissionais. "Uma das médicas entrou de licença-maternidade e a outra precisou se afastar nesta semana, devido a uma cirurgia. Entretanto, a unidade conta com um outro médico que segue atendendo normalmente e, na semana seguinte, a assistência retorna normalmente. Também já está sendo providenciado um outro profissional para atender na USF".

Sobre o atendimento dos outros servidores da unidade, a Secretaria Municipal de Saúde disse que "o Distrito fará uma conversa com a equipe, mas reforça que todas as equipes estão sendo qualificadas para um melhor atendimento aos usuários.", concluiu.

Sobrecarregados em Bayeux

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi interditada eticamente pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). A fiscalização realizada na manhã desta quarta-feira (10) constatou a insuficiência de médicos para atender a demanda do local, colocando em risco a avaliação correta dos pacientes.

Conforme o CRM-PB, há dois médicos para atender diariamente 180 pacientes. Ou seja, são 90 pacientes para cada médico atender em um turno de 12 horas. Cada paciente teria que ser avaliado em apenas oito minutos.

Leia também:



Relacionadas