Conheça os 16 pariticipantes da 9ª temporada do MasterChef Brasil
Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Helena Rizo seguem como jurados da competição culinária veterana da TV brasileira
A nona temporada do MasterChef Brasil estreia na noite desta terça-feira (17), logo após o programa Faustão na Band. Com 16 participantes, a temporada promete grandes desafios para os cozinheiros amadores. Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Helena Rizo seguem como jurados da competição culinária veterana da TV brasileira.
Conheça os 16 participantes:
Adílio traz para o MasterChef uma bagagem cheia de histórias para contar. Nasceu em Minas Gerais, onde aprendeu a cozinhar com sua avó no fogão a lenha ainda criança. Suas tias e mãe tiveram um restaurante onde despertou sua paixão pela gastronomia e traz suas principais memórias afetivas. Atualmente mora no interior de Goiás, e apesar de ter tido que superar obstáculos difíceis ainda muito jovem, se sente grato e realizado por ter constituído uma família e conseguido ajudar muitas pessoas. Seu jeito comunicativo e alegre fez com que virasse gestor em uma ONG que faz trabalhos sociais em mais de 160 países. Orgulha-se em dizer que conhece muito bem todas as regiões do país. E essa experiência trouxe o desejo de criar um restaurante escola, com cursos para pessoas em vulnerabilidade financeira.
Bruno chega renovado à bancada do MasterChef. Após se recuperar de um linfoma, o cirurgião dentista decidiu buscar tudo o que quis na vida e sempre deixou para depois. Foi assim que ele trocou o jaleco pelo avental e o consultório dentário pela cozinha mais famosa do mundo! Seu cuidado com os detalhes, seriedade e pragmatismo são suas apostas para levá-lo a erguer o troféu. Então já sabe né? Consulta agendada, só ligar na Band e checar se o dentista vai trazer sorrisos dos jurados com seus pratos.
Daniel começou a cozinhar ainda garoto, quando precisou ajudar a mãe que estava doente. Na adolescência, acabou se afastando da cozinha e só voltou há dez anos, mas, desde então, mergulhou de vez! Hoje, o grandão acredita que seu lugar é suando em frente ao fogão e não se vê fazendo outra coisa. Do ramo da construção civil em Paulínia (SP), o articulado e divertido gerente de vendas quer provar que a culinária é seu lugar e garante que vai levar o troféu do MasterChef para casa.
Uma maranhense divertida e orgulhosa de suas raízes. É o que podemos esperar da dona de casa Edleide, de 42 anos, na cozinha do MasterChef. Cresceu em Barra do Corda, interior do Maranhão, onde aprendeu a cozinhar com sua avó e mãe. Mudou-se para São Luiz e se formou em jornalismo, mas teve que abandonar a carreira para cuidar de sua filha bebê. Hoje, casada e com três filhas, se sente feliz e segura em sua cozinha, onde explora todo seu repertório nordestino. A alegria é tanta quando está cozinhando, que até ensaia uma cantoria e um sambinha para extravasar – e não importa se incomodar. Depois de ter se abdicado dos seus sonhos para cuidar da família por tantos anos, quer testar seus limites na competição, ter seu próprio restaurante e provar para o seu marido que nunca é tarde para se profissionalizar e fazer o que ama.
Quem vê essa mineira, jamais imaginaria que ela é uma engenheira civil cheia de personalidade. A leonina acredita que os seres de luz a cercam e mantém sua serenidade, força e bom humor. Viajante, já morou em várias cidades durante a juventude, e sempre teve a cozinha como estratégia para unir as pessoas. Líder nata, quer usar a habilidade de sentir a energia das pessoas a seu favor e ganhar a competição de culinária mais disputada do Brasil.
Fernando é uma pessoa que gosta de se expressar seja pelos cabelos, seja pelas roupas, criações e, agora, também pela sua cozinha. Profissionalmente é um cara extremamente versátil: é artesão, vendedor de produtos eróticos, tarólogo, e ainda quer agregar à gastronomia ao seu repertório. No MasterChef Brasil sua arma será a confeitaria, que é o terror dos outros competidores e sua zona de conforto. Fernando garante que enquanto ficar na competição vai mudar a cor de seus cabelos todos os dias, ganhando força a cada batalha vai levar o título para casa.
Como diria Luiza Sonza: a “BRABA” chegou! Cheia de personalidade, Genesca chega à 9ª temporada do MasterChef para dar o nome. Já disse que é estrategista e, sem dúvida, não vai ter medo de colocar isso em prática. Bem casada, mãe de dois filhos, gosta muito de viajar com sua família e conhecer novos lugares. Dermopigmentadora e extensionista de cílios, garante trabalhar suas receitas com precisão, além da estratégia de jogo. A gaúcha quer mostrar que é possível começar uma nova história em sua vida, afinal, "os 40 são os novos 20".
O “manezinho” da ilha começou a cozinhar escondido de seus pais, ainda na adolescência, mas foi só depois do nascimento da sua primeira filha que o paizão de duas meninas começou a levar a cozinha mais a sério. Depois de um grave acidente, resolveu mudar de vida e se dedicar ao que realmente ama: cozinhar. Hoje ele é o cozinheiro oficial da sua casa e dificilmente repete uma receita. Determinado, obstinado e de personalidade forte, diz que não veio ao MasterChef para fazer amizades, mas, sim, para levar o tão sonhado troféu para casa.
Larissa é cheia de facetas e não foge de uma aventura. Guerreira, sempre batalhou muito para conseguir suas conquistas pessoais. Como médica veterinária, já esteve em várias situações de desastres ambientais, ajudando no resgate de animais. Bem conectada nas redes, ama o universo Tolkien (do filme "Senhor dos Anéis"), em que mantém dois perfis sobre o assunto na web. Ligada à cozinha desde a adolescência, Larissa vê no MasterChef a chance de transformar seu hobby em profissão e encontrar seu propósito de vida. A mineirinha não vai medir esforços para ser a próxima ganhadora.
Quem se apaixona pela doçura e timidez de Lays, também se surpreende com o seu talento para a cozinha. Mineira de coração, cresceu em Lambari (MG), onde ensaiou seus primeiros preparos com ajuda de sua avó e madrinha. Lays é uma moça de várias camadas: já foi baterista de banda punk, morou na Alemanha e se declara fanática pela cultura oriental. Hoje, mora em São Paulo e tem orgulho de ter criado sua própria empresa de design, além de ter conseguido desde cedo sua independência financeira. Mas, sente que chegou a hora de ouvir a voz de seu coração e viver da gastronomia, área em que ela se sente mais confiante e livre para mostrar sua verdadeira essência.
Mário é um carioca viciado em adrenalina. Ele curte academia, jiu jitsu, wakeboard, rapel, paraquedas, kitesurf e, agora, vai disputar a maior aventura da sua vida: o MasterChef Brasil! O gosto pela gastronomia começou já na infância, com as avós. Atualmente ele é veterinário e criador de cavalos da raça ‘Quarto de Milha’. Agora, quer agregar a função de chef ao seu currículo e se tornar o mais novo MasterChef Brasil do pedaço!
Força e leveza são dois elementos que se equilibram em Melina. Ela é feminista, cheia de personalidade e de opinião, mas não perde a doçura e o brilho no olhar. Fascinada por arte, é estudante de letras e gosta de escrever contos, crônicas e poesias, além de assistir séries, filmes, desenhar, pintar e fazer cerâmica. Mas, de todas as artes, a que mais ama é cozinhar. A sua grande referência é a mãe, que lutou muito para lhe dar sustento e vai servir de exemplo para tentar levantar o troféu do MasterChef Brasil 2022.
Curiosa e impaciente, Mitiko não teme mudanças. Se algo não a agrada, ela toma as rédeas, vai lá e faz. Começou a cozinhar ainda pequena, ajudando na alimentação de sua irmã. De família nipo-italiana, mãe de dois meninos, ela combina o foco e seriedade do povo japonês com o sangue quente italiano. Segura de si e desafiadora, tem bastante jogo de cintura e garante que sua teimosia vai ajudá-la a agarrar o troféu de MasterChef 2022.
Paraskevi é daquelas mulheres que se jogam mesmo! Alegre e criativa, começou a cozinhar ainda muito pequena, para ajudar na alimentação dos seus irmãos. A grega veio morar no Brasil depois de se apaixonar pelo nosso País em uma viagem de turismo com o marido. Durante a vida, Paraskevi, fez de tudo: foi atriz, fotógrafa, escritora, professora de teatro e produtora. No MasterChef, diz que o seu tempero com sabores da Grécia vai conquistar os jurados e, com isso, vai adicionar uma nova carreira na sua vida: a de cozinheira.
O MasterChef também pode ser encarado como um jogo, então, nada melhor do que trazer um gamer para competir no mundo real. Rafa é ProPlayer da temporada. Cientista da computação, o carioca é bi-campeão estadual do torneio de Rainbow Six Siege e é promessa de boas jogadas na nossa cozinha. Se diz um pouco caótico e caprichoso. É bem cabeça dura, perfeccionista e se irrita com facilidade quando as coisas não saem do jeito que ele quer. Sem papas na língua, tem apenas 23 anos, mas muita experiência em derrotar chefões. Ele garante ser muito técnico e ter bom repertorio gastronômico para conseguir levar o troféu MasterChef 2022 pra casa!
Destemido e perseverante, Renato surpreende com sua capacidade de se superar na cozinha. Nasceu e cresceu em Capitão Poço, interior do Pará, e aprendeu a cozinhar observando sua avó na infância. De família humilde, começou a testar suas habilidades culinárias por necessidade e sua vida foi repleta de altos e baixos. Sua família passou por dificuldades financeiras, cuidou de sua mãe com problemas de saúde e a gastronomia virou uma grande válvula de escape. Colocou seu sonho de ser um grande cozinheiro na gaveta para virar funcionário público e conseguir sustentar a família. Hoje é casado e com filhos. Depois de tentar entrar na competição 7 vezes, se sente pronto para cair de cabeça no MasterChef Brasil.