TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Fique por dentro

Confira dicas para aproveitar o carnaval com segurança em casa

A festividade brasileira sempre acontece no verão, período mais quente do ano.

Por Renata Nunes Publicado em
É preciso ter cuidado com as tomadas
É preciso ter cuidado com as tomadas (Reprodução/Internet)

Com o cenário ainda de pandemia devido à Covid-19 e variantes, a maioria das cidades cancelou o Carnaval. Contudo, muitas pessoas já se planejam para celebrar a data em casa ou em pequenos grupos, É importante estar atento para que o momento de alegria não se transforme em tristeza. Pensando nisso, a Energisa preparou algumas dicas para a população evitar acidentes com a energia elétrica:

Por ser uma festividade muita popular, Heitor Galdino, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa, alerta que é necessário redobrar os cuidados com a segurança. “A recomendação é de atenção. Para curtir os dias de carnaval em casa é preciso tomar cuidado, principalmente com o uso de extensões e com o manuseio de equipamentos elétricos quando estiver molhado. A população precisa redobrar os cuidados e sempre ficar atenta ao uso correto da energia elétrica”, disse.

A festividade brasileira sempre acontece no verão, período mais quente do ano. É comum que a população procure se refrescar em piscinas, chuveiros, e banhos de mangueira. Entretanto, água não combina com energia elétrica. É primordial ter muita atenção ao utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada próximo a lugares com água. Esteja atento às seguintes orientações:

  • Para evitar choque elétrico, é importante que a pessoa não esteja molhada ao utilizar equipamentos ligados à energia. A água é um bom condutor de eletricidade;
  • Atenção ao uso do “T” (benjamim) para ligar aparelhos elétricos. A utilização do objeto pode dar origem a um curto-circuito ou princípio de incêndio, se houver sobrecarga na instalação elétrica. O correto é usar filtro de linha como opção para ligar vários equipamentos ao mesmo tempo;
  • Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. Também nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes;
  • Cuidado ao utilizar aparelhos celulares carregando. Confira se o carregador é certificado, e procure não mexer no aparelho quando estiver carregando.
  • Evitar abrir geladeira e freezer de pés descalços. Procure usar calçados de borracha para manusear aparelhos ligados na tomada.

O coordenador de Saúde e Segurança destaca que além das dicas mencionadas, é necessário ficar atento ao que fazer caso aconteça algum acidente com energia elétrica. “Se alguém estiver tomando choque, vá até o disjuntor do quadro geral e desligue a energia. Nunca toque na pessoa diretamente ou com outro objeto, pois você também poderá levar uma descarga elétrica. E em seguida, ligue para o socorro médico para que avalie a pessoa que se acidentou”, informou.

Em caso de choques elétricos, ligue para o 192, telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou para o 193, número de contato do Corpo de Bombeiros da Paraíba. Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.



Relacionadas