TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
final de ano

Compras de Natal: Procon intensifica fiscalizações em João Pessoa

O objetivo é garantir a máxima segurança para o consumidor durante o aumento do consumo nas compras devido às festas natalinas

Por Carlos Rocha Publicado em
Compras de Natal: Procon intensifica fiscalizações em João Pessoa
Compras de Natal: Procon intensifica fiscalizações em João Pessoa (Foto: PMJP)

A Operação Final do Ano 2023 do Procon-JP já percorreu 62 estabelecimentos no comércio central e shoppings da Capital. A ação, que teve início na última terça-feira (12) e se estenderá até o próximo dia 22, visa assegurar o cumprimento das leis que regulamentam a relação de consumo. O objetivo é garantir a máxima segurança para o consumidor durante o aumento do consumo nas compras devido às festas natalinas.

O Procon-JP está identificando diversas irregularidades, incluindo precificação na vitrine e etiqueta, a disponibilização do exemplar do CDC ao consumidor, publicidade enganosa, limitação do valor mínimo para pagamento parcelado no cartão de crédito e descumprimento à legislação que exige informações claras e precisas em local visível.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, destaca a necessidade da intensificação das fiscalizações nesse período para garantir os direitos legais básicos do consumidor. Ele ressalta que, além das ações fiscalizatórias, o Procon-JP trabalha na prevenção de futuros problemas, oferecendo dicas e orientações preventivas para as compras de fim de ano, assim como na realização de pesquisas de preços para produtos das festas natalinas e do Réveillon.

Guerra enfatiza a atenção aos detalhes por parte dos fiscais do Procon-JP, assegurando que nenhuma irregularidade passe despercebida. Ele alerta que será aplicado o rigor da lei para aqueles que forem flagrados cometendo irregularidades.

Quanto às penalidades, os estabelecimentos que descumprirem a legislação estarão sujeitos a multas e à possibilidade de suspensão temporária das atividades. As empresas autuadas têm um prazo de 10 dias úteis para apresentarem defesa junto ao Procon-JP.

Leia também:



Relacionadas