Como surgiu o Dia dos Pais no Brasil?
Brasileiros celebram o Dia dos Pais há quase 70 anos
O Dia dos Pais, celebrado neste domingo (14), é tradicionalmente marcado pela reunião de família, homenagens e pela compra de presentes. Mas você já se perguntou como surgiu o dia dos pais?
No Brasil, essa tradição que é preservada até hoje tem raízes na origem da comemoração da data. É que no país a celebração do dia dos pais surgiu com o objetivo de atrair anunciantes para um jornal, em 1953.
Tudo começou por influência do publicitário e jornalista Sylvio Bhering, que na época trabalhava no Jornal O Globo. A ideia inicial era despertar o interesse de comerciantes e atrair propagandas para o jornal, assim como acontecia no Dia das Mães.
No início, o Dia dos Pais era comemorado em 16 de agosto, por ser também dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo. Mas logo depois a data foi fixada no segundo domingo de agosto, por ser um dia em que geralmente os pais não trabalham.
Pelo mundo, a celebração do dia dos pais é realizada no terceiro domingo de junho. Como, por exemplo, nos Estados Unidos, Reino Unido, Argentina, França, Canadá e Chile.
Leia também: