Cerca de 400 mil não responderam o censo na Paraíba e IBGE cria canal direto
Pessoas que ainda não receberam a visita do recenseador passam a ter uma nova alternativa
Na Paraíba, até o dia 6 de dezembro, cerca 88,30% das pessoas ainda não haviam respondido ao Censo Demográfico 2022. Esse número representa cerca de 400 mil pessoas. Quem ainda não recebeu a visita do recenseador passa a ter uma nova alternativa para agendar a entrevista. O disque 137.
O serviço é gratuito e funciona todos os dias, das 8h às 21h30. Ele é disponibilizado pelo IBGE à medida que a primeira etapa da coleta é encerrada em cada cidade. A lista de municípios atendidos pelo serviço é atualizada diariamente e pode ser consultada no site oficial da operação censitária.
Até esta terça-feira (27), o número já estava valendo para mais de 110 municípios no estado, como Bayeux, Patos e Pombal. Por outro lado, João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Campina Grande não compunham o grupo de cidades atendidas pelo serviço, até então.
Como funciona o Disque-Censo?
Ao ligar para a Central de Atendimento, a pessoa será direcionada para um atendente, que confirmará se o interessado mora em um dos locais em que o serviço já está disponível. Logo em seguida, serão solicitadas algumas informações do respondente, como: nome, telefone, e-mail e endereço, com ponto de referência, se possível.
A partir desses dados, será verificado se aquele domicílio, de fato, não foi recenseado ou se outra pessoa já respondeu ao questionário. Caso a residência não tenha recebido a visita do recenseador, será gerado um número de protocolo e a Superintendência Estadual do IBGE na Paraíba será notificada para, posteriormente, entrar em contato com o respondente e agendar a entrevista. O recenseamento poderá ocorrer apenas de forma presencial e não será possível responder por telefone, uma vez que o servidor do Instituto precisa ir até o endereço indicado, para realizar o georreferenciamento.
A qualquer momento, o solicitante poderá ligar novamente para o 137, para acompanhar o andamento da solicitação. Para isso, basta informar o número do protocolo.
Caso o atendente verifique que o domicílio já foi recenseado, não poderá fornecer nenhuma informação da residência ao solicitante. Dados como a quantidade ou nomes de moradores estão protegidos pelo sigilo estatístico. Além disso, o IBGE ressalta que, em nenhum momento do atendimento via 137, serão solicitados dados de contas bancárias, cartões ou senhas.
Censo Demográfico 2022
Com o objetivo de contar e traçar um perfil da população brasileira, a operação censitária está em campo desde o dia 1º de agosto deste ano. Conforme o último balanço parcial, divulgado no dia 6 de dezembro, 3,5 milhões de pessoas tinham sido recenseadas na Paraíba.