Cerca de 250 bebês dependem de doações de leite materno na Grande JP
Alimento inicial é fundamental para qualidade da vida da criança.
Fundamental nos primeiros meses de vida, o leite materno permite que bebês e crianças se desenvolvam com mais saúde e fiquem protegidos. Na Grande João Pessoa, cerca de 300 litros do alimento são coletados pelo Banco de Leite Humano Anita Cabral, que atende 250 bebês, por mês.
O estoque de coleta é estável, mas necessita de mais doações para o atendimento das crianças internadas em UTIs neonatais. Na pandemia, as contribuições também auxiliam a recuperação de bebês em tratamento em UTIs Covid.
Dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Agosto Dourado é realizado na Paraíba e incentiva que a amamentação é uma responsabilidade de todos. “É um incentivo para as gestantes ou mães amamentarem seus bebês, oferecendo o melhor alimento, nos primeiros anos de vida e, também, conscientizar a sociedade em geral sobre a necessidade de apoiar a amamentação”, declarou a diretora geral do Banco de Leite, Thaíse Ribeiro.
Como doar
O Banco de Leite Anita Cabral possui rota de coleta domiciliar em toda a região metropolitana e para doar é preciso que as mulheres estejam saudáveis, amamentando e com excesso de produção de leite.
O banco disponibiliza o número de WhatsApp (83) 99103-0059 e o Instagram @bancodeleite.anitacabral para que as doadoras possam tirar dúvidas e solicitar a rota domiciliar para a coleta, na qual as mães recebem a visita de uma equipe do banco e o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe presta todas as orientações necessárias para o correto armazenamento do leite e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação.
O Agosto Dourado também incentiva a amamentação para mulheres com dificuldade. Veja a reportagem exibida pela TV Tambaú:
Veja mais: