Castração de gatos gratuita em João Pessoa; veja como agendar
As cirurgias serão realizadas pelas equipes da Clínica do Pet, localizada na Avenida Marechal Almeida Barreto, nº 520, no Centro
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está oferecendo uma oportunidade para tutores interessados em castrar gatos machos durante um mutirão de castração agendado para o próximo sábado, dia 26. A ação visa contribuir para o controle populacional de animais, além de promover o bem-estar animal e a saúde pública. As cirurgias serão realizadas pelas equipes da Clínica do Pet, localizada na Avenida Marechal Almeida Barreto, nº 520, no Centro, próximo ao Mercado Central.
O mutirão tem como foco a realização de 100 cirurgias em gatos machos. Os procedimentos, que têm uma duração média de 20 minutos, serão conduzidos por médicos veterinários e auxiliares veterinários da Clínica do Pet. Para participar, os tutores interessados devem realizar inscrições até a quinta-feira, dia 24, por meio do telefone (83) 98168-5898. As equipes da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam entrarão em contato com os tutores inscritos na sexta-feira, dia 25, para fornecer as informações sobre o procedimento.
Welison Silveira, secretário de Meio Ambiente, ressaltou a importância do mutirão de castração como uma ação que abrange tanto a saúde pública quanto o bem-estar animal. Ele destacou a relevância da Clínica do Pet como um equipamento inovador na região nordeste, atendendo a demandas há muito tempo solicitadas pelos protetores de animais de João Pessoa. O secretário mencionou também que essa iniciativa se soma ao trabalho realizado tanto na Clínica do Pet quanto no Castramóvel.
As regras para a castração estabelecem que os tutores precisam residir em João Pessoa e que cada tutor poderá submeter um único animal ao procedimento. Os gatos machos a serem castrados devem ter no mínimo 9 meses de idade, estarem vacinados e em bom estado de saúde. Durante o procedimento, é necessário que os animais sejam transportados em caixas adequadas e que os tutores levem colares elizabetanos para proteger os gatos após a cirurgia. Como serão realizadas 100 cirurgias no sábado, os tutores devem estar disponíveis para aguardar o procedimento e não será possível deixar o animal na clínica sem a presença do tutor.
Ítalo Oliveira, coordenador da Diretoria de Bem-Estar Animal da Semam, enfatizou a importância da castração como uma forma de reduzir a superpopulação de animais em situação de rua e prevenir a propagação de doenças zoonóticas, que podem ser transmitidas dos animais para os seres humanos. A iniciativa reflete o compromisso da Prefeitura em promover a coexistência saudável entre humanos e animais, ao mesmo tempo em que busca soluções eficazes para questões de saúde pública.
Leia também: