Campanha destaca importância da amamentação no ambiente de trabalho
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto
Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB), em parceria com a Gerência Executiva de Atenção à Saúde e a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano, inicia a campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo incentivar a doação de leite materno e destacar a importância da amamentação no ambiente de trabalho. A cor dourada representa o padrão "Ouro" de qualidade do leite materno e simboliza a riqueza desse alimento essencial para os bebês.
A cerimônia de abertura do Agosto Dourado será realizada às 9h, na Maternidade Frei Damião, localizada na capital do estado. Durante o evento, será inaugurada a Sala de Apoio às Mulheres Trabalhadoras que Amamentam, e também serão criadas mais duas salas de coleta para apoio à amamentação no Hospital Metropolitano e na Faculdade Uniesp. Todas as salas são certificadas pelo Ministério da Saúde.
Ao longo do mês de agosto, serão realizadas diversas ações intersetoriais para esclarecer a população sobre a importância do aleitamento materno, como palestras, eventos, divulgações em mídias e reuniões com a comunidade. Além disso, espaços públicos serão iluminados e decorados com a cor dourada em apoio à campanha.
O leite materno é um alimento completo, fornecendo todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. A recomendação é que a criança receba o leite materno exclusivamente até os seis meses de idade, sem a necessidade de oferecer qualquer outro tipo de alimento ou bebida. Além de promover a saúde da criança ao proteger e preparar o organismo do bebê, a amamentação também traz benefícios para a mulher, reduzindo o risco de desenvolver câncer de mama, ovário e endométrio.
A Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre entre os dias 1º e 7 de agosto, e a campanha Agosto Dourado terão como foco a amamentação no ambiente de trabalho. A iniciativa aborda as perspectivas dos pais trabalhadores em relação à amamentação e paternidade, a licença remunerada e o suporte no local de trabalho como ferramentas importantes para facilitar a amamentação.
De acordo com a diretora-geral do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, uma das barreiras para a amamentação eficiente é o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, o que pode levar ao desmame precoce. A campanha deste ano tem como foco estimular condições para que as mulheres se sintam encorajadas a manter a amamentação no ambiente de trabalho, por meio de orientações e implantação de salas de apoio para a amamentação, extração e conservação do leite com segurança no local de trabalho.
O mês do aleitamento materno, instituído pela Lei nº 13.435/2017, também destaca a importância da doação de leite materno para os bancos de leite. A doação de leite humano é fundamental para salvar a vida de bebês que não puderam ser amamentados por suas mães. Cada litro de leite doado pode atender até 10 bebês recém-nascidos. Para doar, as mulheres saudáveis e com excesso de leite podem entrar em contato pelo WhatsApp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do Instagram @bancodeleite.anitacabral. Equipes são enviadas ao domicílio da mãe para orientar sobre a ordenha, fornecer os materiais necessários e recolher o leite acumulado semanalmente. A doação pode ser feita em qualquer fase da amamentação.
Leia também: