Autoridades lamentam morte do poeta paraibano Juca Pontes
Juca morreu em João Pessoa, na madrugada deste domingo (9)
Políticos lamentaram a morte do poeta e jornalista Juca Pontes, em João Pessoa. De acordo com amigos e familiares, ele sofreu um infarto fulminante. (veja as postagens no fim da matéria)
O governador da Paraíba, João Azevêdo, escreveu no Twitter, que a "sensibilidade e talento com as palavras fizeram história na literatura paraibana".
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, lamentou a morte do poeta. "Hoje vivo um dos dias mais tristes dos últimos anos. Meu amigo, irmão, exemplo de brilhantismo na literatura e na vida, Juca Pontes, se foi. (...) Minhas condolências a seus amigos, familiares, leitores e como eu, seus fãs, neste momento de dor", publicou.
A senadora Daniella Ribeiro postou em seu Instagram que ela e Juca sonharam o documentário dos 50 anos da Livraria do Luiz e prestou solidariedade aos familiares. "(...) Sempre que tive a oportunidade de estar com Juca, era agraciada com o seu intelecto cultural e a sua simplicidade. (...) Que Deus conforte os familiares e o receba em seu reino", escreveu a senadora.
Biografia
Juca Pontes é natural de Campina Grande e morava em João Pessoa há mais de 30 anos. Ele era conhecido por suas obras na literatura paraibana. Em 1981, ele escreveu o livro "Carro de Boi". Em 1984, o escritor publicou "Laçado do Corpo" com ilustrações de Chico Dantas, e em 1987 "Ranhuras do Corpo", com desenhos de Flávio Tavares.
Em 2013, Juca Pontes publicou a obra "Ciclo Vegetal", com versos feitos em 1997 até 2012.
Além disso, em parceria com o fotógrafo João Lobo, ele publicou um livro de poemas sobre a Pedra do Ingá, chamado "Itacoatiara, luz e mistério", com várias fotografias.
O velório de Juca Pontes será realizado na tarde deste domingo na Central de Velório São João Batista, localizada no Centro de João Pessoa, e deve acontecer até esta terça-feira (11). Em seguida, o corpo do jornalista será cremado.
Meus sentimentos pela perda do poeta, jornalista e escritor Juca Pontes. Colaborador da nossa gestão, ele deixa também sua importante contribuição à Fundação José Américo.