Atos golpistas: câmera mostra ministro do GSI no Planalto no dia do ataque
Na ocasião, bolsonaristas já haviam invadido o prédio
Câmeras de segurança do Palácio do Planalto registraram a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no ato golpista realizado no dia 8 de janeiro de 2023. Imagens foram conseguidas pela CNN.
Entenda
Às 16h da quarta-feira, 8 de janeiro, duas câmeras de segurança registram imagens do general Gonçalves Dias dentro do Palácio do Planalto. Na ocasião, bolsonaristas já haviam invadido o prédio. Na sequência, funcionários do GSI aparecem em vários momentos circulando pelo Palácio durante a invasão.
Confira o vídeo divulgado pela CNN:
EXCLUSIVO????: A #CNNBrasil teve acesso a novas imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto durante os atos criminosos do dia 8 de janeiro em Brasília, que mostram um baixo contingente de segurança no Planalto. O ministro-chefe do gabinete, o general Gonçalves Dias,… pic.twitter.com/9sXvakAG0p
— CNN Brasil (@CNNBrasil) April 19, 2023
Em nota, o GSI afirmou que, "As imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos"
O texto divulgado pelo GSI, no entanto, não menciona o General Gonçalves Dias em nenhum momento.
Consequências
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO), da Câmara dos Deputados, aprovou, na tarde desta quarta-feira (19), a convocação do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Marco Edson Gonçalves Dias. Os deputados querem que ele preste esclarecimentos sobre os ataques ocorridos
Leia também: