Aprovado reajuste nas tarifas de energia elétrica na Paraíba
O reajuste entra em vigor a partir deste sábado (28)
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (24), o reajuste nas tarifas de energia elétrica no Paraíba. O efeito médio do aumento tarifário a ser percebido pelo consumidor será de 7,08%.
Conforme a Energisa, o reajuste é parte da Revisão Tarifária Periódica e entra em vigor a partir deste sábado (28).
De acordo com Bernardo Magalhães, gerente de Regulação da Energisa, "a revisão tarifária é um processo conduzido e definido pela Aneel e tem suas regras estabelecidas em um contrato de concessão". O cálculo, feito pela Aneel, leva em consideração informações fornecidas pela Energisa.
Nos processos de Revisão Tarifária, a Aneel corrige eventuais desvios no índice de produtividade aplicado aos Reajustes Anuais, redefine padrões de qualidade a serem exigidos das empresas, garante o repasse ao consumidor dos ganhos de produtividade obtidos pela empresa desde a última Revisão Tarifária Periódica e corrige eventuais desvios que possam colocar em risco o equilíbrio econômico – financeiro das empresas.
Veja o valor do reajuste na Paraíba:
- Baixa tensão em média (ex. residências) – 6,53%
- Alta tensão em média (ex. indústrias) – 9,09%
- Efeito médio para o consumidor – 7,08%
Veja dicas de como economizar energia elétrica:
Trabalho e estudo em casa – ao trabalhar ou realizar atividades escolares em casa, procure um ambiente ventilado e com maior entrada de iluminação natural. Dessa forma, não será preciso manter as lâmpadas acesas durante o dia todo. Se, mesmo assim precisar acender a lâmpada, dê preferência às de LED, pois esses modelos consomem menos energia.
Computador – Nos intervalos do trabalho, das aulas ou até da diversão online, desligue o monitor ou ative o “modo de espera” do computador ou notebook para poupar energia.
Equipamentos novos – ao comprar um computador ou impressora novos, dê prioridade àqueles com Selo Procel. A economia ao longo do tempo vale a pena.
Luminárias – elas podem até tornar o ambiente de home office mais aconchegante, mas estão longe de ser econômicas. Por isso, evite deixá-las ligadas por muito tempo, assim como os abajures.
Aparelhos em stand-by – televisão, micro-ondas, DVD, cafeteira e outros equipamentos na tomada consomem energia. Retire-os da tomada após o uso. (Fonte: Energisa)
Leia também:
- Aprovado reajuste nas tarifas de energia elétrica na Paraíba
- Professores sem vacina não entram em salas de aula da PB, diz secretário
- Cursos gratuitos e on-line ensinam a se preparar para processos seletivos
- Menino de 4 anos morre após engasgo em João Pessoa
- Apostador de João Pessoa ganha R$ 1,4 milhão na Quina