Após 10 anos, acusado de matar Viviane Maria é absolvido pela Justiça
A sentença foi lida nesta quinta-feira (17)
O acusado de matar Viviane Gabriel Maria foi absolvido pela Justiça nesta quinta-feira (17). A sessão teve início às 9h e o resultado foi divulgado às 16h30. No processo, Jair Silva de Lima respondia por homicídio qualificado e feminicídio. Na decisão, a juíza Thana Michelle Carneiro Rodrigues afirmou que a decisão foi pelo júri popular.
O que dizia o processo?
De acordo com os autos do processo, no dia 8 de março de 2013, por volta das 2h, no Bairro Recanto Poço, Município de Cabedelo, Jair Silva de Lima teria efetuado um disparo de arma de fogo contra Viviane Gabriel de Maria. Em seguida, teria ligou para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Posteriormente, outras versões acerca do fato foram ditas pelo acusado, única pessoa presente no momento do crime. A Justiça considerou algumas informações contraditórias, como ter dito que uma terceira pessoa teria entrado até a grade de sua casa e atirado em Viviane, enquanto assistiam à televisão.
Logo após, ele teria levado a vítima para cama e chamado o Samu. Porém, os policiais afirmaram não haver rastro de sangue pela casa. Terminada a confecção do inquérito policial, a autoridade representou pela prisão preventiva. Acatada a representação e expedido mandado de prisão, o réu foi preso em 19 de julho 2021.
Decisão
Na decisão, a juíza Thana Michelle Carneiro Rodrigues afirmou que: "Em respeito à soberania dos veredictos emanados do Tribunal Popular do Júri, impõe-se a absolvição do réu quando o Conselho de Sentença entende não dever ser o acusado condenado nas penas da imputação que sobre ele pesam."
Leia também: