TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Saiba mais

Ansiedade e estresse nas escolas são temas de curso gratuito para professores

Lançado pelo Instituto Península, a especialização é gratuita, on-line e emite certificado

Por Juliana Alves Publicado em
Conheça ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais
Conheça ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais (Foto: Reprodução/Educa Mais Brasil)

O Instituto Península, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), está oferecendo um novo curso gratuito para professores com o intuito de combater sintomas de estresse e ansiedade em alunos nas escolas.

A formação on-line disponibiliza ferramentas para lidar com os desafios da volta às aulas presenciais, com o objetivo de melhorar aprendizagem de estudantes, visando auxiliar no combate aos índices elevados de ansiedade, estresse e sintomas de depressão entre jovens, apontados por pesquisas nacionais e internacionais na volta às aulas presenciais.

Com o curso, os professores terão novas formas criativas e práticas de fortalecer os laços com os estudantes. A carga horária é de 40h e os interessados podem fazer o cadastro no curso pelo site Vivescer. Aqueles que concluírem, terão certificação do Instituto Singularidades. Além disso, todo o material utilizado e disponível vai ao encontro das diretrizes da BNCC e do Novo Ensino Médio.

Dentre as ferramentas apresentadas e trabalhadas no curso estão os Diários de Aprendizagem, rodas de escuta e Feedback construtivo. As ações podem ser aplicadas por professores de todas as disciplinas. A iniciativa promove a cultura do acolhimento, termo popular no meio da educação, mas que muitas vezes fica apenas no campo da teoria.

A formação é oferecida para auxiliar professores nesse momento em que 20% dos jovens estão sofrendo de ansiedade nas escolas, segundo pesquisa publicada na revista científica da Associação Médica Americana, que ouviu 80 mil crianças de todo o mundo.

Também visa ajudar no retorno das aulas presenciais, quando muitos alunos e professores presenciaram crises de ansiedade e estresse nas salas de aula de várias escolas espalhadas pelo Brasil, como em São Paulo, onde o Mapeamento das Competências Socioemocionais indicou que sete a cada dez alunos da rede estadual apresentam sintomas de depressão.

Leia também:



Relacionadas